Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

PARQUE PICO DO MARUMBI É ATRAÇÃO


A reforma de sete casas do Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, vai beneficiar turistas, pesquisadores e a equipe de montanhistas voluntários que presta serviços de prevenção de acidentes, resgates de turistas acidentados e manutenção e conservação das trilhas. A obra, em parceria entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, começou em outubro e deve ficar pronta para as férias de julho.

           A reforma de sete casas do Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar,  beneficia turistas, pesquisadores e a equipe de montanhistas voluntários que presta serviços de prevenção de acidentes, resgates de turistas acidentados e manutenção e conservação das trilhas. A obra, em parceria entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, começou em outubro e deve ficar pronta para as férias de julho.As casas, cedidas pela América Latina Logística ao IAP e usadas por funcionários do instituto e pelos voluntários, estavam em péssimas condições. 
      O Parque Estadual do Marumbi, no município de Morretes, protege o ecossistema da Floresta Atlântica e belezas naturais e foi considerado patrimônio da humanidade e reserva da biosfera pela Unesco. Na área de 8.745 hectares está o monte Olimpo, com 1.539 metros de altitude, que recebe cerca de 300 visitantes por fim de semana e 8 mil turistas por ano.A beleza do local fez do Marumbi um dos principais atrativos turísticos no Carnaval. 
          A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba. Após duas horas de viagem, chega até a sede do Parque Estadual do Marumbi, no município de Morretes. O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima. Quem vai de carro de passeio deve seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima. Os oito quilômetros restantes até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4x4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário