No Riocentro, a Conferência está dividida em três etapas. De 13 a 15 de junho, realiza-se a última reunião preparatória para a negociação dos documentos da Rio+20. Entre 16 e 19 de junho, a sociedade civil terá oportunidade de participar dos "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável", dos quais resultarão recomendações aos Chefes de Estado e de Governo. De 20 a 22 de junho, Chefes de Estado e de Governo se reunirão para formalizar as decisões e discutir os dois temas da Conferência, de acordo com a resolução 64/236 da Assembleia Geral da ONU: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
TERITÓRIO DA ONU - a partir do dia 5, o RioCentro, local dos principais eventos oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável (rio+20), está sob a responsabilidade da ONU. A entrega simbólica do RioCentro foi feita ontem pela presidenta Dilma Rousseff ao secretário-geral da conferência, embaixador Sha Zukang, durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em Brasília.
A ONU recebeu do comitê nacional de organização cinco pavilhões com infraestrutura de tecnologias da informação e comunicação (tic), com 7km de fibra ótica, 205km de cabo de rede, serviço de internet sem fio de 10gbps, 8km de cabos telefônicos e mais cinco mil ativos de tic (computadores, equipamentos de rede e telefones, entre outros).
Nos trabalhos de organização da conferência, e com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e sociais, especial atenção foi dedicada a nove grandes áreas: gestão de emissões de gases de efeito estufa, recursos hídricos, resíduos sólidos, energia, transporte e construções, compras públicas, turismo e alimentos sustentáveis.
PAVILHÃO BRASIL -A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou também ontem da cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento aconteceu no Parque dos Atletas. O Pavilhão Brasil apresenta a evolução do desenvolvimento sustentável brasileiro. O objetivo é divulgar as políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Reunindo destaques da evolução do desenvolvimento sustentável no Brasil desde a Conferência Rio-92 e apontando desafios para os próximos anos, a exposição foi organizada em cinco eixos temáticos: Inovação e Produção Agrícola Sustentável; Inclusão Social e Cidadania; Energia e Infraestrutura; Turismo, Grandes Eventos e Cultura; e Meio Ambiente.
TURISMO SUSTENTÁVEL -As ações em turismo sustentável fundamentam-se no Programa Passaporte Verde e na adoção de boas práticas no setor hoteleiro envolvido na Conferência. Para isso, o CNO incluiu o conteúdo do Programa Passaporte Verde no aplicativo oficial da Rio+20 e em seus materiais de divulgação na rede hoteleira. O CNO está em fase final de elaboração do documento Diretrizes de Sustentabilidade para os Meios de Hospedagem.
A Campanha Global Passaporte Verde é uma iniciativa da Força Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável e está fundamentada nas políticas de Consumo e Produção Sustentáveis. O Governo brasileiro é representado pelos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, os quais, juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Ministério da Ecologia e Desenvolvimento Sustentável da França, decidiram criar e implementar a Campanha Internacional Passaporte Verde para alcançar os objetivos propostos pela Força Tarefa Internacional.
PASSAPORTE VERDE - Em preparação para a Rio+20, foi lançada no Brasil a campanha internacional “passaporte verde, turismo sustentável por um planeta vivo.
Para estimular o turismo sustentável em todo o planeta, os ministérios do meio ambiente (mma) e do turismo, em parceria com o programa das nações unidas para o meio ambiente (pnuma), lançaram na semana do meio ambiente o passaporte verde.
trata-se de uma campanha mundial que visa a estimular o turista a pensar suas escolhas e seus padrões de consumo nos destinos que visita. A ideia é conscientizar o turista para contribuir na preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas nos locais visitados.
a campanha, que tem como slogan “turismo sustentável por um planeta vivo”, aposta nas mídias digitais e sociais. O site oficial inclui uma página no facebook que articula e divulga suas ações. Todo o material da campanha está disponível para download.
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