Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

RIO+20 – ESFORÇO PARA SALVAR O PLANETA TERRA

O Rio de janeiro está concentrando os olhares do mundo com a realização  da Rio+20, evento maior que trata sobretudo da ecologia e de um desenvolvimento sustentável na busca de criar uma agenda  para as próximas décadas. O objetivo da Conferência  'é a renovação do compromisso politico com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do processo e das lacunas na implementação das decisões pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes”.  Estão presentes os Estados Membros, nesta primeira fase representados pelas maiores autoridades nos assuntos da pauta de cada país. No final do evento, contudo, para firmar acordos,  virão os Chefes de Estado. Registre-se também a presença de entidades governamentais e não governamentais que já vêm empregando esforços no sentido de salvar o planeta terra de uma degradação incontrolável.
No Riocentro, a Conferência está dividida em três etapas. De 13 a 15 de junho, realiza-se a última reunião preparatória para a negociação dos documentos da Rio+20. Entre 16 e 19 de junho, a sociedade civil terá oportunidade de participar dos "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável", dos quais resultarão recomendações aos Chefes de Estado e de Governo. De 20 a 22 de junho, Chefes de Estado e de Governo se reunirão para formalizar as decisões e discutir os dois temas da Conferência, de acordo com a resolução 64/236 da Assembleia Geral da ONU: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
TERITÓRIO DA ONU -  a partir do dia 5,  o RioCentro, local dos principais eventos oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável (rio+20), está sob a responsabilidade da ONU. A entrega simbólica do RioCentro foi feita ontem  pela presidenta Dilma Rousseff  ao secretário-geral da conferência, embaixador Sha Zukang,  durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em Brasília.
A ONU recebeu do comitê nacional de organização cinco pavilhões com infraestrutura de tecnologias da informação e comunicação (tic), com 7km de fibra ótica, 205km de cabo de rede, serviço de internet sem fio de 10gbps, 8km de cabos telefônicos e mais cinco mil ativos de tic (computadores, equipamentos de rede e telefones, entre outros).
Nos trabalhos de organização da conferência, e com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e sociais, especial atenção foi dedicada a nove grandes áreas: gestão de emissões de gases de efeito estufa, recursos hídricos, resíduos sólidos, energia, transporte e construções, compras públicas, turismo e alimentos sustentáveis.
PAVILHÃO BRASIL -A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou também  ontem da cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento aconteceu no Parque dos Atletas. O Pavilhão Brasil apresenta a evolução do desenvolvimento sustentável brasileiro. O objetivo é divulgar as políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Reunindo destaques da evolução do desenvolvimento sustentável no Brasil desde a Conferência Rio-92 e apontando desafios para os próximos anos, a exposição foi organizada em cinco eixos temáticos: Inovação e Produção Agrícola Sustentável; Inclusão Social e Cidadania; Energia e Infraestrutura; Turismo, Grandes Eventos e Cultura; e Meio Ambiente.
TURISMO SUSTENTÁVEL -As ações em turismo sustentável fundamentam-se no Programa Passaporte Verde e na adoção de boas práticas no setor hoteleiro envolvido na Conferência. Para isso, o CNO incluiu o conteúdo do Programa Passaporte Verde no aplicativo oficial da Rio+20 e em seus materiais de divulgação na rede hoteleira. O CNO está em fase final de elaboração do documento Diretrizes de Sustentabilidade para os Meios de Hospedagem.
A Campanha Global Passaporte Verde é uma iniciativa da Força Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável e está fundamentada nas políticas de Consumo e Produção Sustentáveis. O Governo brasileiro é representado pelos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, os quais, juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Ministério da Ecologia e Desenvolvimento Sustentável da França, decidiram criar e implementar a Campanha Internacional Passaporte Verde para alcançar os objetivos propostos pela Força Tarefa Internacional.
PASSAPORTE VERDE -  Em preparação para a Rio+20, foi lançada no Brasil a campanha internacional “passaporte verde, turismo sustentável por um planeta vivo.
Para estimular o turismo sustentável em todo o planeta, os ministérios do meio ambiente (mma) e do turismo, em parceria com o programa das nações unidas para o meio ambiente (pnuma), lançaram na semana do meio ambiente o passaporte verde.
 trata-se de uma campanha mundial que visa a estimular o turista a pensar suas escolhas e seus padrões de consumo nos destinos que visita. A ideia é conscientizar o turista para contribuir na preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas nos locais visitados.
a campanha, que tem como slogan “turismo sustentável por um planeta vivo”, aposta nas mídias digitais e sociais. O site oficial  inclui uma página no facebook que articula e divulga suas ações. Todo o material da campanha está disponível para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário