Pesquisar este blog

sábado, 20 de outubro de 2012

MERCADO CENTRAL É O GRANDE 'SHOPPING' DO TURISTA


Todo turista reconhece  ter Fortaleza um quê que agrada. Não é especificamente sua temperatura amena, o sol brilhante, a orla marítima, seus pontos culturais e de lazer,  nem a cordialidade e alegria do povo. A soma destes fatores leva o visitante a  gostar de primeira da capital dos cearenses, mesmo apesentando senões aqui e acolá. 
MERCADO CENTRAL - Um dos locais que faz parte deste todo que “pega”  o turista em Fortaleza sem dúvida é o Mercado Central,  “shopping”  de maior atração para bons momentos de compras de um artesnato variado e de muito bom gosto, em que se misturam  a renda de qualidade excepcional, as confecções para todos os momentos, as criações folclóricas,  as  redes sofisticadas para um saudável descanso, a deliciosa castanha de caju e doces vários,  enfim um gama de produtos que insinuam aquisição. 
A visita quase obrigatória ao Mercado Central é um dos grandes apelos para o turista, principalmente aquele que vem para conhecer o que de melhor a cidade oferece, na união  compras e lazer. Os depoimentos são unânimes em afirmar serem excelentes e produtivos os momentos reservados para a visita ao Mercado. São tão variadas as ofertas nos quatro pavimentos da construção não muito convencional, tantas novidades que o visitante se perde nas horas. Se cansou ou está com fome, não há problemas, pois na praça de alimentação  no segundo pavimento obedece o que de melhor a gastronomia cearense pode oferecer.
 UM POUCO DA HISTÓRIA – Dando passos ainda tropegantes, a pequena Fortaleza de 1809 viu seu primeiro mercado público, ali no Centro mesmo,  mais ou menos nos lados e  locais onde hoje se situam os Correios e Telegrafos, O Banco do Brasi, a Praça Waldemar Falcão e o Palácio do Comércio. Em seguida, o prédio denominado de Cozinha do Povo,e, depois , passando pelo Mercado da Carne,  surgiu o  mercado que funcionou até o final de 1997  e que hoje, após adaptado, se chama Centro de Referência dol Professor, englobando a Biblioteca Virtual Moreira Campos e a Galeria Abntônio Bandeira.   
O atual Mercado Central de Fortaleza, em local priviliado do Centro da Cidade, nas proximidades do Quartel General da Catedral Metropolitana,  foi inaugurado no dia 19 de janeiro de 1998. É gerido pela ALMEC, mas  de propriedade da Prefeitura de Fortaleza. A administração do mercado foi passada para a Associação dos Lojistas do Mercado Central pela lei Nº 8073, de 21 de outubro de 1997. Tem  553 boxes e 18 banheiros, distribuídos em 5 pavimentos, sendo um deles destinado a estacionamento compreendendo área total de 9.690,75 m².
A ALMEC, sob a presidência do empresário Juarez Gonçalves  Elias, recentemente reeleito, com a Prefeitura,  vem realizando várias obras.  Em andamento está o novo teto (60% executado). Já houve a modernização dos dois elevadores setor A e setor B e, para melhor apresentação, todos os funcionários estão com fardamento padronizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário