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quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

COLOMBO CIALDINI: O CENTRO DE EVENTOS MUDARÁ O PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DO CEARÁ

COLOMBO CIALDINI

Em face da boa fase por que passa o turismo do Ceará, principalmente com a recente inauguração do Centro de Eventos, um os maiores polos do Brasil para grandes feiras e congressos, entrevistamos uma das maiores referências do turismo do Estado a fim de saber quais as expectativas para os próximos anos. Sem dúvida,  o empresário Colombo Cialdini, pela longa experiência e o reconhecido trabalho que desenvolve na área, tem credenciais par refletir o pensamento do “trade”. Não é sem razão que Cialdini já exerceu com êxito a presidência de entidades como a ABAV/Ceará e enriquece o seu currículo como presidente do Fortaleza Convention & Visitor Bureau, vice-presiente do Skal estadual e diretor das empresas de eventos Carnaílha Promoções Ltda, Mandacarú Adventure, Mix Promoções e Eventos Ltda,  Nove´s Fora Produções Artísticas Ltda, Lero Produções Ltda,  Liso Entretenimento e Jordan Turs - Agência de Viagens. 
O MOMENTO – A respeito do atual momento por que passa o nosso turismo, Colombo Cialdini acredita que entramos numa fase muito boa. São suas palavras: “O Ceará está passando por uma grande transformação como destino turístico. O que antes era considerado somente um destino de sol e praia, com um equipamento de convenções da década de 70, portanto sem competitividade com os vizinhos Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, muito menos com o eixo Rio e São Paulo. Com a chegada do novo Centro de Eventos do Ceará passamos a ser reconhecidamente um produto competitivo com a junção do lazer e dos negócios, sejam eles frutos de captações nacionais e internacionais”.
MUDANÇA SÓCIO- ECONÕMICA – Em relação ao mais novo empreendimento e que está fadado a ser um vetor de crescimento do Ceará, eis o que disse o entrevistado:
“O Centro de Eventos do Ceará é um equipamento que muda em médio e longo prazo a realidade sócio-econômica da nossa cidade, e porque não dizer do nosso estado. Seja na oferta de espaços para eventos, geração de emprego e renda e uma possibilidade real de acabar, ou pelo menos combater a sazonalidade da estação turística, seja para lazer ou para negócios. O trade turístico e o setor de eventos irão participar e acompanhar essa transformação e evolução, ampliando cada vez mais o setor produtivo do estado. Precisamos lembrar que nem tudo são flores, o povo cearense que é nosso maior patrimônio mesmo com os esforços das entidades de classes e do Sistema 5S (Sebrae, Senai, Senac, Sesc e Sesi) para qualificar os profissionais do futuro ainda é muito pouco a quantidade de profissionais preparados para usufruírem do mercado no pós-copa. Quando teremos o grande legado de divulgação nacional e internacional ofertado pela imprensa com as copas da FIFA: Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014”.
Sobre o Fortaleza Convention & Visitors Bureau, entidade que dirige e exerce grande importância no desenvolvimento do turismo de eventos do Ceará, Colombo Cialdini fala com entusiasmo,  afirmando que o FCVB congrega o maior número de entidades privadas do Estado e será uma ferramenta indispensável na construção desse novo momento que vivemos, com a grande missão de captar (não importa o tamanho, a distância ou o destino) eventos para preencher o calendário anual da tão conhecida baixa estação. O Fortaleza Convention Bureau deve funcionar como um elo entre o setor público e privado, onde os eventos seja qual for sua magnitude possa sim injetar o máximo de recurso na cadeia produtiva da indústria, comércio e serviços.
SOBRE O NOVO PREFEITO – Finalmente, à nossa indagação sobre o prefeito demFortaleza recém eleito, Roberto Cláudio Bezerra, este é o pensamento de Colombo Cialdini:
“O jovem, sério, competente e experiente em setores importantes da sociedade, como a educação e a saúde, ex-deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, tem tudo para juntamente com sua equipe realizar uma gestão que ficará registrada na história de Fortaleza. Evidentemente que terá e se faz necessário o apoio incondicional do setor produtivo. Com a sua sensibilidade, como homem habilidoso e de diálogo, saberá construir com o trade turístico e os diversos setores da economia grandes parcerias públicos privadas. Dessa forma com certeza será menos difícil enfrentar as dificuldades e os desafios que a nossa metrópole que possui 287 anos de existência, é a quinta capital do país e abriga mais de 2,5 milhões de habitantes. Uma cidade cheia de valores e encantos, mas que sofre com problemas oriundos das grandes cidades, como: a mobilidade urbana, requalificação dos corredores turísticos da cidade (desde os pólos gastronômicos da Varjota, Praia do Futuro, Praia de Iracema), Parque do Cócó, Av. Beira Mar e os diversos problemas a serem enfrentados nos bairros e na nossa periferia em função da concentração de renda. E para se tornar mais justa para os fortalezenses pode utilizar o turismo como forma de inclusão social. Pois Fortaleza será boa para o turista quando ela for reconhecidamente boa para os que nela moram. É necessário planejar a nossa capital para os próximos 30 anos vindo a dar orgulho e satisfação dos conterrâneos, turistas, nossos filhos e netos”.

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