Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CHEGOU AOS 173 ANOS A ATRAENTE MACEIÓ


No domingo (9), Maceió completou 173 anos. A programação festiva só aconteceu no sábado, 15, no histórico bairro de Jaraguá.  Em virtude do fato,  grande parte dos maceioseses não gostou da medida. Entre os que protestaram estavam  intelectuais e boa parte da população
A HISTÓRIA - A cidade teve origem num povoado que surgiu no entorno de um engenho de açúcar. O nome Maceió vem do tupi "Maçayó" ou "Maçaio-k", que significa "o que tapa o alagadiço". O povoado tinha uma capelinha em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres, construída no local onde hoje está a Catedral Metropolitana, na Praça Dom Pedro II.
A vila de Maceió foi desmembrada em 5 de dezembro de 1815, da Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro. Em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade, em decorrência do desenvolvimento advindo da operação do Porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava a atracagem de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias.
Com a emancipação política de Alagoas, em 1817, o governador da nova Capitania, Sebastião de Mélo Póvoas, iniciou a transferência da capital para Maceió, um processo tumultuado que encontrou resistência de homens públicos e da Câmara Municipal da antiga capital. Uma expedição militar de Pernambuco e da Bahia chegou a Maceió para garantir a ordem e no dia 16 de dezembro de 1839 foi instalada a sede do governo em Maceió que, a partir daí, consolidou seu desenvolvimento administrativo e político. Teve início uma nova fase no comércio e começou a industrialização.
PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO - Nos últimos oito anos,  a cidade passou por um processo de transformação muito grande com investimentos na infraestrutura, como o a construção de modernas avenidas, viadutos, pavimentação em todos os bairros, a cidade está com cara de metrópole. 
A capital alagoana se destaca pelo seu forte potencial turístico, com uma orla urbana que se estende de Jacarecica ao Pontal da Barra, encantando os visitantes. Um dos seus bonitos postais é a famosa piscina natural da Pajuçara, Na sua orla  é fácil encontrar de tudo um pouco: mix com culinária regional, feirinhas de artesanato, restaurantes de variados padrões, áreas de lazer e esportivas. E, o que é melhor: todas as opções estão disponíveis, próximas umas das outras, de forma fácil e segura.
A cidade continua vivendo acelerado processo de transformação, com novos projetos estruturantes em andamento para torna-la  ainda mais bonita e mais encantadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário