Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O BRASIL REVERENCIA LUIZ GONZAGA

Gonzaquinha e o Mestre Lua

No ano inteiro, o Brasil todo vem prestando  significativas homenagens ao sanfonista, cantor e compositor Luiz Gonzaga, o filho da pernambucana  Exu que completava 100 anos de nascimento e, como ninguém,  mais traduziu sentimentalmente  as angústias e alegrias do nordestino.
Quase analfabeto, mas altamente privilegiado com uma inteligência aguda,   soube traduzir em canções universais o drama de quem nasce no semiárido brasileiro.  Mas também imortalizou a contrastante beleza da terra e o sentimento folgazão do povo que habita o sertão. Numa carreira de cerca de X  anos, com sua sanfona e voz característica,   Luiz Lua Gonzaga, o  segundo filho de Ana Batista de Jesus (Mãe Santana) e oitavo de Januário José dos Santos,  tornou-se personalidade universal. Fez mais pelo Nordeste do que massa imensa  de político e outro figurões também nascidos na Região. O legado que nos deixou é honra para a cultura brasileira. Foi de A a X sua imensa produção, ora como compositor ao lado de outras luzes do Nordeste, ora dando vida a letras memoráveis. Apenas para citar:  A feira de Caruaru,  A triste partida, Asa-branca, Beata Mocinha,  Cintura fina, Hora do adeus,  Légua Tirana,  No Ceará não tem disso,  Olha pro Céu,  Paulo Afonso, Pé de serra,  Quer ir mais eu?, Respeita Januário,  Riacho do Navio, Tropeiros da Borborema, Vem, morena e   Xanduzinha. 
O Rei do Baião nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe a 12km de Exu. Faleceu no Recife no dia 2 de agosto de 1989 (76 anos). Andarilho incorrigível, foi corneteiro do Exército,  servindo em Fortaleza. Conforme se sabe, antes dos dezoito anos Luiz apaixonou-se por Nazarena, uma donzela da região. Em vista da oposição ao casamento, revoltado pelo fato de não poder casar-se com a moça, fugiu de casa e ingressou no Exército. Conta-se que não teve mais nenhuma namorada, apenas amantes. Uma delas,  Odaléia Guedes dos Santos, que tivera filho  de outra pessoa que não ele. Assim mesmo,  assumiu a paternidade,  adotou  a criança  e deu-lhe o nome Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior,   anos depois conhecido como Gonzaguinha,  também consagrado cantor e compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário