Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

TEM 58 ANOS A CIDADE GAÚCHA MAIS FLORIDA

Celebrou 58 anos de emancipação política, no dia 15 de dezembro, a pequena, charmosa e aconchegante Gramado,   serrana cidade gaúcha de pouco mais de 32 mil habitantes mas reúne anualmente mais de cinco milhões de turistas. Ela é motivo de orgulho para aqueles que fizeram e ainda fazem desta colorida terra exemplo municipal e um ícone do turismo brasileiro.
A florida cidade da Região das Hortênsias, distante da capital 115km, foi criada pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipada de Taquara. Hoje, o município comemora 58 anos, marcados pelo desenvolvimento de seus empreendimentos, de seu povo e, principalmente, do setor turístico.
Dona de paisagens estonteantes, gramado chama a atenção também pela sua excelente infraestrutura e excepcional referência no turismo. Oferece 137 hotéis, 10 mil leitos, 140 bares e restaurantes, capazes de atender 10 mil clientes simultaneamente. A hospitalidade do gramadense é outro fator que encanta visitantes, assim como a mesa farta, que conta também com a culinária típica dos povos que colonizaram a cidade: italianos, alemães e portugueses.
Dentre as principais conquistas estão os títulos de Melhor Cidade Turística do Brasil, pelo segundo ano consecutivo, e Melhor Destino de Inverno do Brasil, pela terceira vez consecutiva, através do 12º Prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo - A Escolha do Leitor", consagrando Gramado marco e referência do turismo no Brasil. O município é um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico no país, indicado pelo Ministério do Turismo.
Festival de Cinema, Festa da Colônia, Natal Luz, Gramado Aleluia, Gramado Fantasia, além dos eventos privados: Festival do Turismo, Chocofest e Festival Internacional de Publicidade, que fazem de Gramado referência na realização de eventos, garantem a grande movimentação no ano inteiro. Gramado oferece dois Centros de Convenções, Serra Park e a ExpoGramado que, juntos, somam 35.000m² de área e possuem infraestrutura suficiente para abrigar grandes feiras. É, considerada a capital do Chocolate e referência no setor Moveleiro, também nomeada como a Cidade Mais Florida do Estado, título concedido pela Famurs em 2010. No segmento administrativo, ganha destaque: a Prefeitura Municipal de Gramado é a primeira e única do Brasil a conquistar a ISO 9001/2008.
A cidade oferece atrativos para todas as idades. Entre eles, o visitante pode conhecer o Belvedere, Rua Coberta, Mini Mundo, Igreja Matriz São Pedro, Igreja do Relógio, Praça Major Nicoletti, Palácio dos Festivais, Parque Knorr - Aldeia do Papai Noel, Praça das Etnia s, Casa do Colono, GramadoZoo, Kartódromo, Gramado Golf Club, Mundo Encantado, Paintball Adventure, Vinícola Ravanello, Passeios de Agroturismo, Parque do Gaúcho, Lago Joaquina Rita Bier, Pórticos de entrada da cidade, Centro Municipal de Cultura, Rótula das Bandeiras, Lago Negro e diversos Museus.
Em meio às comemorações dos 58 anos, assim se expressou o prefeito de Gramado, Nestor Tissot:
"Somos gratos a todos aqueles que aqui chegaram e colonizaram esta cidade, aqueles que tomaram Gramado como lar e tornaram esta cidade o que é. Com a emancipação, há 58 anos, muito se conquistou. São décadas marcadas pelo desenvolvimento e muito trabalho de pessoas que acre ditaram no potencial de Gramado. Poder público e comunidade sempre andaram juntos, transformando a cidade em modelo para muitos outros municípios e destaque nacional em turismo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário