Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CARVÃO MINERAL: CONGRESSO DEBATEU NOVAS TECNOLOGIAS

Fernando Luiz Zancan,  presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e diretor executivo da SATC
As novas tecnologias, o potencial energético e o momento atual do carvão mineral no Brasil e no mundo foram debatidos em Gramado da quinta-feira passada (22) até o sábado, quando a cidade recebeu cerca de 350 participantes, entre  pesquisadores e técnicos,  para o 4º Congresso Brasileiro de Carvão Mineral (CBCM), evento organizado pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera (SATC). Foram apresentados 90 trabalhos científicos e 16 foram os palestrantes nacionais e internacionais. 
A aplicação de tecnologias que permitam a extração do carvão mineral com menos impactos ambientais  foi um dos pontos de discussão do principal evento do setor no Brasil,  em 2013. O  presidente da Associação Mundial do Carvão, Milton Catelin, abriu o ciclo de palestras.   Na ocasião, houve a assinatura de um acordo de cooperação tecnológica entre a ABCM e a Associação Mundial de Carvão, em que atividades serão desenvolvidas e coordenadas pelo Centro de Estudos Estratégicos, com sede em Pequim.  Pesquisadores que desenvolvem estudos com minério também apresentarão os resultados em palestras técnicas. 
No segundo dia de debates, o diretor da Associação Internacional de Energia, John Topper, falou sobre o futuro do carvão e as tecnologias limpas. Houve palestras internacionais da Cidade da Energia da Espanha (Ciuden) – centro de tecnologia recém-inaugurado para o desenvolvimento de tecnologias de captura de carvão – CCS, da GE Energy sobre gasificação de carvão e fabricação de fertilizantes pelo uso de carvão. Palestras da MPX, Tractebel Energia e de consultores nacionais que irão mostrar as experiências com projetos de carvão nacional. 
A ABCM apresentou, pela primeira vez,  proposta de política industrial que será levada ao governo federal no mês de setembro. O evento contará com a presença dos parlamentares do Congresso Nacional pertencentes à Frente Parlamentar em Defesa do carvão mineral, representantes do governo federal, estadual e indústria, além de alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais do setor.
O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, comemorou os resultados obtidos neste ano, e já confirmou que a quinta edição do congresso ocorrerá em 2015, provavelmente também em Gramado
Após a realização do congresso, os profissionais da área acreditam que o carvão alcançará o patamar merecido na matriz energética brasileira, a exemplo do que já acontece em nível mundial, em que países ambientalmente corretos têm 75 % de sua energia obtida a partir do carvão. No entanto para que isso se torne realidade é indispensável a vontade política, e isso se fez muito presente nesse evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário