Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ESCOLA FORMAÇÃO E CRIAÇÃO CULTURAL NO DRAGÃO DO MAR

Reunião Conselho Consultivo Dragão/Porto Iracema das Artes
O Centro Dragão do Mar, beirando os 15 anos de existência, está passando pela sua primeira grande reforma.  Está implantando hoje, à noite, a Escola Porto Iracema das Artes – unidade de formação e criação cultural, que tem como objetivo formar profissionais para o mercado dos bens simbólicos. O ato solene terá a presença do governador  do Estado, do secretário da Cultura, e de outras autoridades.. A programação começará com o descerramento da placa, seguida de visita às dependências da Escola e show dos cinco grupos selecionados para o Laboratório de Música. O Porto Iracema das Artes funcionará na antiga sede da Capitania dos Portos
Construído em uma área de 2184m², o prédio reúne, em dois pavimentos, oito salas de aula e três laboratórios. São cerca de 2060m² de área construída, sendo 1178m² no térreo e 882m² no piso superior. A estrutura contempla projeto de acessibilidade e contou com amplos investimentos na aquisição de equipamentos de ponta, que somam, aproximadamente, R$ 1.950.000.000.
A nova Escola resgata o projeto inicial do Dragão do Mar, concebido para atuar na difusão e na criação de manifestações artísticas e culturais, mas também de funcionar como um espaço especializado para formação de profissionais para o campo das artes. Marca o retorno do Governo do Ceará à área de formação nos campos das artes, recuperando a experiência do Instituto Dragão do Mar, que na década de 90 tornou-se referência no país como um lugar para formação de profissionais para economia simbólica.
O projeto do Porto Iracema das Artes tem como um dos objetivos  centrais  integrar jovens no campo do trabalho simbólico. “Para você produzir valor simbólico, você precisa de conhecimento. Precisa de formação nova, de ponta, de vanguarda e conhecimento, e é nisso que trabalharemos para ser referência. O campo cultural é hoje o maior nicho empregador de Fortaleza, além de oferecer aos jovens múltiplas oportunidades para o sonho. A indústria criativa, na nossa opinião, é este lugar de trocas”, observa Paulo Linhares, diretor-presidente do IACC.
O projeto pedagógico da instituição prevê quatro esferas formativas, que se articulam entre si, com vistas à construção de experiências de conhecimento norteadas pela invenção criativa e pelos atos estético e político de transformação.A estrutura formativa é composta de Cursos Básicos, Cursos Técnicos, Laboratórios de Criação, Portos do Conhecimento e Cais do Porto.
CONSELHO DA ESCOLA - O Conselho Consultivo da Escola será formado por instituições e profissionais do campo cultural brasileiro. Conta com nomes como o do ex-ministro da Cultura e atual Secretário de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira; do Diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; da Secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela; dos cineastas Orlando Senna e Karim Aïnouz; do escritor Lira Neto; da executora do Projeto “Revelando Brasis”, Beatriz Lindemberg; dos jornalistas Xico Sá e Mario Magalhães, o biógrafo de Carlos Marighella, entre outros. A primeira reunião do Conselho Consultivo será às 15 horas de hoje,29, no Centro Dragão do Mar.
Segundo a Diretora de Formação e Criação do IACC, Bete Jaguaribe, a programação do Porto Iracema das Artes envolverá recursos da ordem de R$ 11 milhões, com uma oferta de 7.140 matrículas somente no segundo semestre de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário