Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CHEGARAM AS TUNELADORAS: BREVE O INICIO DAS OBRAS DA LINHA LESTE DO METRÔ

Tuneladoras trabalharão na linha leste
As duas primeiras tuneladoras (Tunnel Boring Machine - TBM) que serão utilizadas na construção dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza chegaram ontem (28) ao Porto do Pecém. Os equipamentos – num total de quatro - foram adquiridos pelo Governo do Estado em junho de 2012, no valor R$ 128.224.258,52. As obras civis da linha estão sendo licitadas estando atualmente em fase de análise das propostas comerciais. As máquinas, que passaram por testes de operação em Shangai (China), chegam desmontadas e estão acondicionadas em 16 contêineres junto com mais 50 peças que serão transportados até o emboque localizado em área próxima à Estação Central no Centro de Fortaleza, onde serão montadas. As duas outras tuneladoras deverão chegar ao Ceará até o final do ano.
O Shield como é chamado a parte dianteira da máquina, responsável pela escavação, tem 6,9 metros de diâmetro e 10 metros de extensão e cerca de 460 toneladas. 
Dos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado já foram recebidos as Formas e Equipamentos Auxiliares para 02 (duas) Fábricas de Anéis e o Sistema de Ventilação, a ser utilizado nas escavações, composto de quatro sistemas independentes para cobrir os 20km de túnel. Esses equipamentos já estão guardados em área do Complexo Portuário do Pecém.
Tão logo sejam superadas as etapas de licitação e demais normas legais, as obras do novo metrô serão efetivamente tocadas.  Prevê a ligação do Centro de Fortaleza ao bairro Edson Queiroz e contará com onze estações. Em duas delas, haverá a integração com outros modais. Na estação Xico da Silva, haverá a integração com as linhas Sul e Oeste. No caso da estação do Papicu, a integração inclui o terminal de ônibus e a estação da linha Parangaba-Mucuripe, que será operada por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário