Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ATRAÇÕES VARIADAS NO IX FESTIVAL DE TEATRO

 “O Jardim”, Cia. Hiato (SP), abre o festival
No próximo sábado (23), às 21h, começa o  IX Festival de Teatro de Fortaleza, grande promoção da Prefeitura de Fortaleza  e que está na sua 9ª Edição. “O Jardim”, Cia. Hiato (SP), abre a programação, com  apresentação no Galpão da Rffsa.  No domingo (24), é a vez de “Vigília” (SP). O espetáculo, de 12 horas de duração, acontece também  no Galpão da Rffsa e tem início às 18h, seguindo até às 6h.  Segunda-feira (25), às 22h, no Teatro Antonieta Noronha, será “O Inferno e a Paisagem Belga” - Cia. de Teatro os Satyros (SP). Já na terça-feira (26), às 17h30min, na Praça do Ferreira, “Relampião”, Cia. do Miolo (SP), revisita histórias do mito Lampião para a plateia presente na praça. 
“Estar Aqui ou Ali” -  Grupo Visível Núcleo de Criação (PE),  é o destaque na quarta-feira (27), às 22h, no Estoril. Na quinta-feira (28), às 20h, a Sala Nadir Papi Sabóia, do Theatro José de Alencar recebe “Aurora Boreal” - Grupo Pessoal do Tarará (RN). Já na sexta-feira (29), às 19h, no Cuca da Barra do Ceará, é a vez de “Maravilhoso” - Inez Viana (RJ). O último espetáculo nacional a compor a programação do Festival será “A Conferência” - Grupo Oco Teatro Laboratório (BA), que se apresenta no sábado (30), às 21h, no Galpão da Rffsa.
Com entrada franca, nesta temporada   o Festival terá oito espetáculos nacionais, 19 espetáculos locais (selecionados para a Mostra via Edital), além de sete Ações de Formação. De caráter inclusivo, democrático e descentralizador, o FTF acontece em mais de 20 locais, nas sete Regionais, permitindo o acesso da população às diversas produções e atividades, bem como trazendo peças que, ao longo do ano, ficam de fora do circuito comercial. 
INVSTIMENTO - Apostando no movimento teatral da cidade e reforçando o incentivo às artes cênicas por meio de políticas públicas que consolidem espaços de difusão, experimentação e produção de espetáculos, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, lançou, em outubro, o Edital para o IX Festival de Teatro de Fortaleza. Em 2013, está sendo investido um total de R$ 800 mil no Festival, um incremento de 122,22% em relação à última edição.
Dezenove espetáculos de Fortaleza foram selecionados para a Mostra de Espetáculos, dentre grupos amadores e profissionais. Também foram selecionadas sete Ações de Formação de grupos com sede em Fortaleza, que receberão um cachê de R$ 10.700,00, por proposta.
O Edital do IX Festival de Teatro de Fortaleza recebeu inscrições de diversos segmentos teatrais, tais como Teatro Adulto, Teatro Infantil, Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Performances e Intervenções, entre profissionais e amadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário