Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CARNAVAL DO RIO, UMA MAGIA DESLUMBRANTE

A emoção aumenta conforme o Carnaval do Rio se aproxima. O espetáculo anual antecede a Quarta-Feira de Cinzas, o início da Quaresma,. E o Carnaval do Rio mais uma vez pontifica, atrai quase um milhão de pessoas de todo o planeta à cidade num período em que o samba assume o controle. Um das características principais que fazem o carnaval da Cidade Maravilhosa tão vibrante são as fantasias criativas e coloridas usadas por foliões em bailes de máscaras e blocos de rua, afora, claro os deslumbrantes desfiles da  Marquês de Sapucaí. 
RAÍZES - Enquanto os primeiros carnavais na Itália apresentavam diversos bailes de máscaras, onde os foliões usavam fantasias, foram os portugueses e africanos que mudaram o jeito com que o carnaval era celebrado no Brasil. Muito do caráter do Carnaval do Rio pode ser atribuído aos escravos africanos, conhecidos por seu talento musical, que desenvolveram o samba. Hoje, a magia e a emoção do samba podem ser experimentadas melhor numa  cidade cheia de belezas naturiais, desenhada a capricho pelo Grande Arquiteto. Penas, ossos, grama e vários tipos de pedras eram partes integrantes das fantasias que você ainda pode ver no Carnaval do Rio 2014.
OS DESFILES NO SAMBÓDROMO - Em meados de 1900, o conceito de realizar uma competição entre as escolas de samba durante o Carnaval nasceu. Com os desfiles de rua se tornando maiores devido às formações das escolas de samba, a necessidade de um lugar especial e de uma competição organizada se intensificou, o que levou à construção do Sambódromo em 1984, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Desde então, o carnaval passou por uma metamorfose, com vários imigrantes somando suas contribuições à celebração. 
Centenas de coreógrafos junto com milhares de integrantes de cada escola de samba passam quase um ano preparando fantasias elaboradas e carros alegóricos igualmente espetaculares. Cada escola tem 80 minutos para fazer a sua apresentação. As escolas de samba cobiçam o disputado título do campeonato, colocando seu destino nas mãos de 40 jurados, que pontuam a apresentação baseados em vários quesitos incluindo, entre outros, enredo, fantasias e samba-enredo. 
COMPETIÇÕES DE DESFILES - O Sambódromo, localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, é o centro da atenção durante o Carnaval do Rio. Todos os anos, as escolas realizam um grande show de entretenimento, e o Carnaval do Rio 2014 promete ser ainda melhor. As escolas de samba do Grupo de Acesso desfilam na sexta-feira e no sábado de Carnaval, na tentativa de conseguir ascender ao grupo das melhores doze escolas no próximo ano. No domingo e na segunda-feira de Carnaval,  a concorrência fica mais feroz, com as doze melhores escolas de samba competindo, embora o espírito de camaradagem entre todas. Seis escolas realizam um show espetacular em cada dia. Os resultados são anunciados na Quarta-Feira de Cinzas, para depois, as seis melhores escolas desfilarem uma última vez no sábado seguinte.
Bailes de Carnaval – No Carnaval do Rio 2014, pode-se  frequentar alguns dos bailes mais empolgantes que são realizados por toda a cidade. A festa não para durante quase uma semana com muitos bailes famosos televisionados por todo o país. O Baile Mágico no Copacabana Palace Hotel é bem frequentado pela elite. A casa noturna Scala Rio realiza uma série de bailes de Carnaval, incluindo o Baile Gay do Scala, uma das noites mais extravagantes do Carnaval. Esse é o melhor evento para se ver “drag queens” de toda a parte do mundo com as fantasias mais diversas.
BLOCOS – A magia do Carnaval se espalha pelas ruas do Rio com diversos blocos que geralmente começam semanas antes. Em uma única noite, pode haver 300 blocos, que atraem milhões de cariocas e turistas também. Blocos, ou grupos associados a bairros específicos, realizam festas nas ruas. No Carnaval do Rio deste ano, há  oportunidade de acompanhar alguns dos melhores blocos e bandas de rua. A Banda de Ipanema e o Simpatia é Quase Amor estão entre as celebrações mais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário