Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

DE RAÍZES NO INTERIOR, O CARNAVAL PAULISTA HOJE BRILHA

O Sambódromo Paulista brilha no carnaval
O samba  nas primeiras décadas do século XX passou a ganhar novas forças nas cidades paulistas, através do Carnaval. Nessa época eram os cordões que faziam sucesso no carnaval negro, uma manifestação popular ainda em fase de consolidação
Foi esse intenso contato interior/capital que trouxe para São Paulo uma primeira leva de sambistas tradicionais, nascidos e formados no interior do Estado e que criaram e mantiveram os cordões com seus constantes e quase obrigatórios retornos anuais à Pirapora, até os anos 50. O sambas tipicamente paulista  se urbanizou e se fortaleceu na capital, tendo por base a manifestação carnavalesca dos Cordões e continuou ainda por algumas décadas sendo mantida nas reuniões realizadas nos dias de festas religiosas negras na Barra Funda ou no Jabaquara.. Ele começou a perder força, entretanto, quando em 1968 o carnaval foi oficializado por um prefeito carioca, Faria Lima, que solicitou ao “carnavalesco” Jangada,  também carioca,  que redigisse os regulamentos do desfile de Momo.
Esse “carnavalesco”, desconhecendo a realidade do samba paulista, redigiu um regulamento inteiramente baseado nas escolas de samba cariocas, forçando assim todos os cordões, no curto período de quatro anos, de 1968 a1972, a se transformarem em manifestações assemelhadas às da Capital da República, apagando assim a rica trajetória cultural.   Hoje, o carnaval de São Paulo é de uma beleza rara, tão ou quase semelhante ao que o Rio de Janeiro apresenta. .
PROGRAMAÇÃO – Neste 2014, eis como será a grande festa na capital paulista
Ordem dos Desfiles - Grupo Especial (Anhembi): 1ª noite: amanhã,  dia 28, (sexta-feira), no Sambódromo,
a partir das 23 horas,  as escolas desfilarão na seguinte ordem: Leandro de Itaquera. Rosas de Ouro, X-9 Paulistana,
Dragões da Real, Acadêmicos do Tucuruvi, Vai-Vai eTom Maior;
Na segunda noite, sábado,  dia 1 de março, no Sambódromo, a partir das 22h30min horas, a ordem do desfile é:
 Pérola Negra, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Nenê de Vila Matilde Águia de Ouro, Império de Casa Verde e
Acadêmicos do Tatuapé. 
O calendário  do Grupo de Acesso (Anhembi) será no domingo, dia 2:  Colorado do Brás, Morro da Casa Verde,
 Unidos do Peruche,  Camisa Verde e Branco, Imperador do Ipiranga, Unidos de Vila Maria, Mancha Verde e  Estrela do Terceiro Milênio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário