Marco Ferraz, na abertura oficial da | Convenção 25 anos Braztoa. |
A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo comemorou seus 25 anos consolidada como uma das mais importantes entidades do turismo brasileiro. Para brindar essa data especial, a associação realizou um evento inédito. A Convenção 25 Anos Braztoa reuniu associados de todo o Brasil, entre 21 e 23 últimos, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, e inaugurou uma série de ações que celebraram a data. Na ocasião, foi lançado o novo logotipo da entidade, que renovou sua identidade visual.
A programação começou com uma grande festa, na noite de sexta-feira (21), e continuou com um dia de palestras e encontros sobre o mercado turístico, tecnologia e comunicação, além de uma visita à Arena Corinthians, estádio que abre a Copa do Mundo, no domingo (23).
Em 2012, segundo dados do último Anuário BRAZTOA, as operadoras de turismo associadas à entidade (representam estimados 85% dos pacotes turísticos comercializados no país) transportaram 5,7 milhões de passageiros, número que seria suficiente para lotar mais de 10 vezes, ao mesmo tempo, todos os 12 estádios da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Congrega, ainda, representantes e fornecedores de serviços turísticos.
Em 1989, quando um grupo de operadores especializados em viagens internacionais resolveu criar a entidade, o mercado turístico brasileiro ainda era muito pequeno e focado em apenas duas grandes temporadas de férias (janeiro e julho), como disse Eduardo Nascimento, fundador da Nascimento Turismo e primeiro presidente da aniversariante, entre 1989 e 1993. Para suprir essa demanda, a BRAZTOA realizou seu primeiro Encontro Comercial, em 1990.
Em setembro de 1994, já na gestão do fundador da Agaxtur, Aldo Leone, a BRAZTOA uniu-se à COBRAT (Câmara dos Operadores Brasileiros de Turismo), cujos associados eram mais focados na operação turística doméstica. O Plano Real, que trouxe a estabilidade do câmbio brasileiro, permitiu a fusão na medida em que boa parte das operadoras passou a operar tanto viagens nacionais quanto internacionais. Além de promover encontros comerciais, realiza ações de fomento, promoção e apoio à comercialização que valorizam as atividades empresariais de seus associados. Entre seus principais projetos, estão os Encontros Comerciais e o Programa BRAZTOA de Sustentabilidade, a Turismo Week.
Nenhum comentário:
Postar um comentário