Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

JAZZ & BLUES EM GUARAMIRANGA - UM CARNAVAL DIFERENTE, COM ATRAÇÕES E NOVIDADES

Robertinho do Recife
Este ano, o Festival Jazz & Blues chega à 15ª edição. A  iniciativa vitoriosa de Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha tem o mérito de ser um dos mais importantes eventos do gênero já criado no país, tendo inspirado vários outros festivais nesse e em outros períodos do ano, tanto no Nordeste como em outras regiões.
Desta vez, a reunião acontecerá de 01 a 04 de março em Guaramiranga e nos dias 06 e 07,  em Fortaleza.. A Via de Comunicação e Cultura, realizadora do Festival, preparou uma programação especial, tendo como convidados grandes nomes de várias  gerações, países diversos, gêneros abrangentes, mas todos com um ponto em comum: são exímios instrumentistas, cantores ou compositores, de talento reconhecido dentro e fora do país.
ATRAÇÕES - Encabeçando a lista das atrações do Festival Jazz & Blues 2014 estão os dois grandes compositores vivos da música popular brasileira: Edu Lobo e Francis Hime. Edu celebra seus 70 anos tocando seus maiores sucessos, como “Upa Neguinho” e “Ponteio”, acompanhado pelos notáveis músicos e também parceiros Carlos Malta (flautas e saxes), Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e Cristóvão Bastos (piano).  Hime é autor de composições como "Vai passar", "Luíza" e "Trocando em miúdos" (parcerias com Chico Buarque), pontificando em  apresentações ao lado da esposa, a cantora Olivia Hime.
Outros artistas de renome nacional e internacional também estarão galeria dos grandes momentos do Festival. São eles, o harpista colombiano Edmar Castañeda, um dos mais originais instrumentistas em Nova York; no violino,  o brasileiro Ricardo Herz Trio e o Center des Musiques Didier Lockwood, e a cubana Yilian Cañizares (foto);  o quarteto Ochumare, Yilian faz um jazz latino; o guitarristas consagrado do Brasil, Robertinho do Recife, que apresenta no Festival Jazz & Blues o espetáculo 'Rapsódia Rock on Road', para marcar seu retorno aos palcos. A guitarra é também o instrumento do cearense Mimi Rocha, com muitos anos de uma bem sucedida carreira no Ceará e que agora lança "Bom de Ouvir", seu primeiro CD instrumental, e que será acompanhado por Ricardo Pontes (bateria), Nélio Costa (baixo), Marcus Vinnie (teclado), Herlon Robson (teclado, moog e samplers), Hoto Jr. (percussão) e Ferreirinha (sax).
Momento alto do Festival será o show do quinteto Vento em Madeira, formado por Léa Freire e Teco Cardoso(flautas e saxes), Tiago Costa (piano), Fernando Demarco (contrabaixo) e Edu Ribeiro (bateria/percussão). Participação especial da cantora Mônica Salmaso. Do Ceará, o conceituado grupo instrumental Marimbanda, comemora 15 anos de uma atuante carreira nacional e internacional com um show especial no Festival Jazz & Blues, mostrando temas que farão parte do terceiro disco, a ser lançado este ano, e clássicos do repertório que passeia por ritmos brasileiros. Ainda no jazz, o quarteto capitaneado pelo pianista e arranjador Tito Freitas. O cearense projeto Jazzin, formado por Natasha Faria, Moacir Bedê, Márcio Resende, Fábio Amaral e André Benedecti, sobe ao palco para apresentar um repertório de standards do jazz. 
A Hora do Blues, depois da meia-noite, será com alguns dos já consolidados na carreira Brasil afora. É o caso de Artur Menezes, nome dos mais ascendentes da nova geração do blues no Brasil; Felipe Cazaux, que lança o terceiro CD, “Never Go Down”;  a Banda Renegados, que comemora 20 anos de carreira; e mais, a renomada Blues Label, uma das mais atuantes bandas do gênero no Ceará, e Allysson dos Anjos. 
PROGRAMAÇÃO e ESTRUTURA - Durante o Festival, a boa música entoa no Maciço de Baturité das primeiras horas da tarde até a madrugada. Começa com o Café no Tom, onde a cada dia uma atração participa de um bate-papo. 
Este ano o Festival Jazz & Blues está em uma parceria com Festival Saberes e Sabores: Literatura e Gastronomia. Juntos, vão realizar uma série de atividades como oficinas para crianças e público em geral, cortejo, entre outras ações que vão acontecer também durante o dia.
No final da tarde, o público é convidado a se dirigir à Cidade Jazz & Blues, espaço principal do evento, para conferir o ensaio aberto de uma das atrações da noite. Na sequência, tem o Toca Jazz, que são as apresentações dos participantes das Residências Artísticas, e o show ao pôr do sol, de atrações do festival.
A noite é de shows com programação na Cidade Jazz & Blues. São duas atrações de jazz e gêneros afins na sessão das 21h30min. Depois da meia-noite tem a Hora do Blues, fechando cada noite com uma grande festa embalada por bandas locais e de renome nacional.
Depois dos quatro dias em Guaramiranga, o festival desce a serra com destino a Fortaleza, para mais dois dias de programação, em ocais diferentes da capital cearense: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Teatro Via Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário