Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CARNAVAL EM FORTALEZA - PROGRAMAÇÃO VARIADA PARA BAIXINHOS E ALTINHOS

Desfile do Maracatu em Fortaleza
A folia está s continuando em Fortaleza. Após a extensa programação do Pré-Carnaval, finalizada no último domingo (23/2), o Ciclo Carnavalesco 2014 inicia  amanhã,   (28/2), às 22 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema, a temporada da folia com a apresentação do bloco Luxo da Aldeia e convidados. A programação completa do Carnaval da Capital contará ainda com os tradicionais desfiles na avenida Domingos Olímpio, Bailinho Infantil no Passeio Público e no Mercado dos Pinhões, exposição no Estoril, além dos show diários com grandes atrações locais e nacionais. Nos bairros de Fortaleza, ensaios abertos de maracatus, escolas de samba e desfiles de blocos também esquentam a folia na Capital. Em 2014, o Ciclo Carnavalesco homenageia o Maracatu Cearense. A programação oficial do Carnaval segue até a terça-feira (4/3).
A Avenida Domingos Olímpio será palco dos tradicionais desfiles de blocos e cordões, dos afoxés, maracatus e escolas de samba, nos dias 2 e 3 de março, a partir das 16h e no dia 4/3 a partir das 17h. Já a estrutura montada no Aterrinho da Praia de Iracema garantirá aos foliões da capital cearense uma verdadeira diversidade de ritmos, além do Luxo da Aldeia e convidados na sexta-feira, haverá shows de Pinduca e Felipe Cordeiro, no sábado (1º/3); da Banda Uó e Daniel Peixoto, no domingo (2/3); da cantora Mart´nália, na segunda (3/3); e no último dia de Carnaval, terça-feira (4/3), shows de Leo Russo e da banda Raça Negra. 
Para assegurar a tranquilidade dos dias de folia, o Ciclo Carnavalesco Fortaleza 2014 conta efetivo de policiais militares (200), guardas municipais (20), agentes da AMC (112), agentes da Etufor (10), bombeiros (30), agentes da Secretaria Regional IV (34), agentes da Secretaria Regional II (150), paramédicos Samu (50), agentes DST-AIDS (50), agentes de Vigilância Sanitária (22), agentes SEUMA (36), agentes de iluminação pública (10), agentes do Juizado de Menores (15), agentes da SEMAN (15), agentes da SECEFOR (136), agentes SMS – CEVISA (22), seguranças de empresa privada (560), brigadistas de empresa privada (10), pessoas de limpeza de empresa privada (50) e pessoas envolvidas na produção do evento de todos os polos (600).
Programação infantil de Carnaval tem bailinho no Mercado dos Pinhões e Passeio Público
Os foliões mirins têm espaço especial na festa momina. Haverá  bailinho infantil no Mercado dos Pinhões no sábado (1º) e na segunda-feira (3), das 17h às 18h30min; e no Passeio Público no domingo (2) e terça-feira (4), 9h30min às 11h. A animação fica a cargo da banda Só Alegria.
MUITAS ATRAÇÕES - Nos dias de Carnaval, o público poderá conferir a exposição “Maracatus no Ceará: Festa, Ritual e Memória”, em cartaz no Estoril. A exposição permite ao visitante fazer o percurso histórico do maracatu no Brasil e suas variações no Ceará, bem como, um encontro com as reminiscências dos brincantes dos maracatus já extintos como, Leão Coroado, Az de Espada e Estrela Brilhante, com a ancestralidade africana que assumiu novos tons em território brasileiro e com o sonho de visibilidade e afirmação construído a cada apresentação dentro ou fora do Carnaval. Os 13 maracatus em atividade em Fortaleza também são representados. Horário de visitação: terça-feira a domingo: 16h às 21h.
NOS BAIRROS - A folia continua nos bairros de Fortaleza. Amanhã,  o bloco Palhaços de Rua, 17h30min, se concentra na Praça do Conjunto Polar, na Barra do Ceará; a Escola de Samba Corte do Samba, faz seu ensaio aberto no Riacho Doce e a Escola de Samba Império Ideal, faz seu ensaio aberto na Cidade 2000. No sábado (1º/3), o bloco A Turma do Mamão faz ensaio aberto, às 18h no Moura Brasil. No domingo (2/3) e na segunda-feira (3/3), às 16h, o Maracatu Kizomba, faz ensaio aberto no bairro Jangurussu.
No Aterro da Praia de Iracema, a brincadeira momina fica por conta do Bloco Luxo da Aldeia (28/2), Pinduca e Felipe Cordeiro (1/3), Banda Uó (2/3), Mart´nália (3/3) e Raça Negra (4/3), a partir das 22 horas.
Os desfiles, na Avenida Domingos Olímpio – José Bonifácio,  serão: Maracatus, domingo (2), a partir das 16h; blocos e cordões (3), 16h; e desfile de afoxés e escolas de samba, terça-feira (4), a partir das 17h.
A programação dos  bailinhos é esta:- Sábado (1º/3) e Segunda-feira (3/3), das 17h às 18h30, no
Mercado dos Pinhões(Rua Visconde de Pelotas, s/n – Centro). Domingo (02/03) e Terça-feira (04/03), 9h30 às 11h, no Passeio Público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário