Brasília, a capital federal do Brasil, celebrou seus 54 anos com uma programação de aniversário em que foram exaltados os valores da terra, mas deu ênfase à próxima Copa do Mundo de Futebol, sede que é de jogos. Centro político do Brasil, a cidade criada quase da “marra” por Juscelino Kubitschek e concretizada pelos gênios Lúcio Costa e Oscar Niemayer, coadjuvados pelos “candangos”, hoje é Patrimônio Mundial. Com arquitetura moderna e boa infraestrutura viária e de serviços, impressiona pelas avenidas largas, bairros arborizados.
Fruto de uma determinação constitucional e desejo pessoal do ex-presidente Juscelino, a capital brasiliense foi inaugurada em 1960. Desde então, a cidade tem crescido e surpreendido com seu desenvolvimento. De acordo com o IBGE, Brasília é a quarta capital mais populosa do país e deve ultrapassar a marca de três milhões de habitantes até 2017.
Uma das partes importantes da programação dos 54 anos de Brasília é a II Bienal Brasil do Livro e da Leitura, na Esplanada dos Ministérios. Por dez dias o público confere exposições, apresentações e a presença de mais de 200 escritores. Shows e apresentações culturais também vão acontecer em palcos paralelos pela cidade, além de uma mostra de cinema sobre os Golpe Militar de 1964, no Cine Brasília.
TURISMO - Entre as paradas turísticas obrigatórias da capital estão a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada. A Torre de TV é uma boa opção de passeio para as famílias, pois oferece uma vista panorâmica da cidade, além de uma feira de artesanato no local, com produtos e comidas típicas. Um belo pôr do sol pode ser apreciado da Ermida Dom Bosco, famoso ponto de encontro ao Norte do Lago Paranoá. Já as opções noturnas dividem-se, especialmente, entre as asas Norte e Sul do Plano Piloto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário