Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

CULTURA & TURISMO

Vicente Alencar
ABRAJET CE
1 - A Bandeira do Estado do Ceará foi idealizada pelo comerciante João Tibúrcio Albano, filho do Barão de Studart. Ele criou uma bandeira e sempre fazia o hasteamento em sua casa, no Alagadiço. Era na verdade a casa do Visconde de Cauipe (Vila Nous Autres), no bairro do Alagadiço. Anos depois o Governo do Estado oficializou o pavilhão. Nossa bandeira sempre recebe os maiores elogios dos turistas que nos visitam.
2 - Por muito tempo a bandeira serviu de modelo para outras, inclusive de estabelecimentos escolares. João Tibúrcio Albano inspirou-se na Bandeira Brasileira. Segundo o historiador Eusébio de Sousa "ele adaptou as armas estaduais à bandeira brasileira, retirando desta o círculo azul pontilhado de estrelas e com a legenda ordem e Progresso, e realizou seu intento".
3 - A União Brasileira de Trovadores (UBT FORTALEZA) promoverá no dia 7 de junho a sua reunião do mês, entre 10 da manhã e meio dia. Todos os amigos e trovadores são lembrados para o evento, como sempre na Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1. no Centro.
4 - A Cidade de Quixeramobim vive momentos extraordinários. A Festa de Santo Antonio o padroeiro do município é a responsável. A programação religiosa-turística começa dia 31 de maio terminando dia 14 de junho. Segundo o historiador Fernando Câmara "nem a Copa do Mundo impedirá o brilho da festa". Concordo.
5 - No dia 31 de maio às 18 horas começará a programação com a saída dos blocos religiosos para a Matriz. As 18h30min a acolhida das Comunidades e o 1º dia da trezena de Santo Antonio, uma responsabilidade da  equipe de Liturgia, havendo o hasteamento da Bandeira logo em seguida, com a santa missa às 19 horas, tendo como celebrantes os Padres José Cunha Rebouças Junior e Antônio José Garcês.
6 - A Sociedade Cearense de Geografia e História em combinação com o grupo de estudos do cangaço no Ceará promoverá dia 6 de junho, às 16 horas, na  Academia Cearense de Letras, o lançamento do livro NASCEDOURO DA BALAIADA, da professora Christiane Mesquita, com prefácio e apresentação de Agileu Gadelha.
7 - Também haverá um debate sobre a obra com as professoras Limaria Lima e Luísa Pires, bem como os alunos da disciplina Brasil Império, do Curso de Especialização em História, da Universidade Vale do Acaraú-UVA.
8 - O prédio da antiga estação de trens da Cidade de Camocim continua se constituindo na grande atração turística. Construída em linhas clássicas, ela hoje abriga organismo da Prefeitura Municipal. Os residentes em Camocim continuam anos e anos após, lamentando a desativação dos trens, decisão que prejudicou toda a Economia da Zona Norte do Estado.
9 - Nas noites em que não são feitos relatos de futebol a RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE 620 AM
apresenta o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte das 22 às 23 horas. Normalmente as segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Escute e ouça a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário