Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

HISTÓRIA DOS 40 ANOS DO CASTELÃO

O livro “Arena Castelão – Governador Plácido Aderaldo Castelo” revela pormenores  inéditos da história e mostra como foi o processo de modernização do estádio. 
Palco de momentos marcantes do futebol brasileiro e próximo de se tornar um estádio de Copa do Mundo, o Castelão ganhou na última quinta-feira (22) uma radiografia completa dos seus 40 anos de vida. O livro “Arena Castelão – Governador Plácido Castelo” revela pormenores  dos projetos de arquitetura e engenharia desde a pedra fundamental, nos anos 70, e traz imagens históricas, maquetes, croquis, plantas e revelações do processo de candidatura de Fortaleza para sediar o Mundial de 2014, afora  curiosidades e  memória dos grandes jogos disputados no local.
A obra, de autoria do jornalista Ciro Câmara, do arquiteto Héctor Vigliecca  e dos engenheiros Sérgio Stolovas e Flávio D´Alambert, aborda diferentes aspectos da transformação do antigo estádio em uma moderna arena multiuso. “Faltava para a cidade uma biografia do Castelão que retratasse o quanto ele é importante não apenas para o futebol, mas para toda sociedade de Fortaleza”, disse Ciro Câmara, durante a solenidade de lançamento do livro, no auditório do próprio Castelão.
O evento contou com a presença de ex-jogadores e representantes dos três principais clubes da capital: Ceará, Fortaleza e Ferroviário. O nome da obra faz referência ao ex-governador Plácido Aderaldo Castelo, responsável pela construção do estádio.
O arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca,  uruguaio radicado no Brasil,  há 40 anos responsável pela modernização da arena Castelão, conta que o trabalho realizado no estádio respeitou as características iniciais do projeto da década de 70.  Não esconde ele a satisfação por ter a celeste olímpica inaugurando o Castelão,  em um jogo de Copa do Mundo. A equipe enfrentará a Costa Rica no dia 14 de junho. “Essa noticia foi fantástica. Estou recebendo mais de 20 pessoas em minha casa, comprando colchões para todo mundo dormir. Estão todos ansiosos para chegar até aqui”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário