Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

PARACURU - EXPOSIÇÃO DO ARTESANATO DE PRAIAS DO OESTE

O Grupo Artfio, de São Gonçalo do Amarante, cobriu de crochê
 as árvores de Curral Grande. 
As praias do litoral oeste do Ceará são verdadeiros cartões de visitas do estado. Turistas brasileiros e estrangeiros se rendem aos encantos da paisagem litorânea que envolve a Costa do Sol Poente, com suas areias brancas, dunas, águas claras, lagoas, coqueirais e todo o colorido deste paradisíaco cenário a céu aberto, abraçado pelo sol.
Tamanha riqueza é fonte de inspiração para centenas de artesãos, que transpõem às suas mais diversas criações as formas, cores e texturas, transformadas em verdadeiras artes em bordados, peças de decoração, roupas, bijuterias, entre outras peças.
Hoje e amanhã, em Paracuru, grupos de artesãos do Ceará vão estar com suas artes no projeto "Litoral Feito à Mão", uma  Feira de Artesanato Regional que contará com trabalhos produzidos em Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi. Em exposição, bordado, fuxico, crochê, rechilieu, trabalhos em cerâmica e pintados à mão, peças de decoração e artesanato tendo como matéria prima algas marinhas, escamas de camurupim, quenga de coco, entre outros artigos cujas produções são tradicionais em cada cidade.
 Entre os expositores, distribuídos em 16 estandes, estarão o GCAP (Grupo das Costureiras e Artesãs de Paracuru), ACAP (Associação do Centro de Artesanato de Paracuru), Artfio (São Gonçalo do Amarante), KAA Bacana (Caucaia), Grupo de Guajirú (Trairi) e Grupo de Artesãs de Aroeira (zona rural de Pentecoste), que não é do litoral, mas participa do projeto como grupo convidado.
 O evento acontecerá na Praça de Eventos, a  partir das 18 horas, numa realização da Prefeitura Municipal de Paracuru, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Sebrae/CE. Direção:  Nova Letra. Coordenação: Criare.
DANÇA E MÚSICA REGIONAL - Além da Feira de Artesanato Regional, a programação contará, na sexta-feira, com apresentação da Escola de Dança de Paracuru “Flash Mob – Luiz Gonzaga” e daBanda Municipal de Paracuru Mestre Pixuna e, no sábado, shows com “Juarez e Xotinho do Bom”, de Paracuru, e “Vanin e Nicinha – O casal de Sanfoneiros”.
 Pela manhã e à tarde o Sebrae parceiro do projeto, realiza atividades com foco no artesanato, no associativismo e no empreendedorismo individual. São oficinas e palestras abertas ao público, sobre planejamento financeiro e administrativo, entre outras abordagens. Duas semanas antes, o Sebrae treinará um grupo de moradores que durante o evento irá atuar na produção

Nenhum comentário:

Postar um comentário