Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O CEARÁ NO CIRCUITO DAS GRANDES FESTAS JUNINAS

WALDONYS E DOMINGUINHOS
Definitivamente, o Ceará está inserido entre os estados nordestinos que realizam as maiores festas juninas, entre o quais Pernambuco (Caruaru) e Paraíba (Campina Grande). Alcançamos privilegiada posição graças aos últimos eventos realizados em todo o Estado,  e principalmente em Fortaleza, mostrando a nossa rica cultura popular voltada para o mês de junho, principalmente nas datas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro.
A nova instituição do movimento junino cearense, União Junina do Ceará,  lançada em abril,  realizou nos últimos dias 23 e 24, a abertura oficial dos Festejos Juninos do Estado com dois grandes eventos: Seminário de Capacitação e Seleção de Jurados e Escolha dos Destaques Juninos, na Praça Verde do Dragão do Mar. 
Para abrir os festejos deste ano, a União Junina trouxe a Fortaleza Chambinho do Acordeon. O ator, cantor e músico teve seu talento reconhecido ao interpretar Luiz Gonzaga no cinema, no filme Gonzaga: De pai para filho, em 2012.  Chambinho ministrou palestra magna na sexta-feira, dia 23, abrindo oficialmente o curso de Formação de Jurados 2014. O músico falou  sobre musicalidade popular. Depois, no sábado, 24, fez show gratuito, no encerramento da escolha dos Destaques Juninos, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
NO ATERRO, A GRANDE ARRANCADA – As  movimentadas festas juninas deste ano no Ceará a partir de hoje,  30,  no Aterro da Praia de Iracema prosseguirão com toda força.. O vasto e rico cenário já está montado para a grande arrancada dos festejos.  A partir das 18 horas,  e continuando amanhã e domingo,  uma multidão descontraída de milhares de pessoas estará participando de apresentações de quadrilhas juninas,  shows e forró de raiz, “arraial” que é dedicado ao notável sanfoneiro Dominguinhos, uma legenda da verdadeira música popular do Nordeste, há pouco “vivendo” na Mansão Eterna.
Na noitada de hoje,  estão previstas shows, quadrilhas e  muito forró, com destaque para as apresentações de Matheus Fernandes, Forró do Bom e Simone e Simaria. 
Amanhã, a noitada contará com Forró Pé de Ouro, Forró Real, Ítalo e Renno e Christian Pinheiro. Entre os shows, serão apresentadas quadrilhas. 
 Domingo, no encerramento da arrancada junina fortalezense, momento especial para a homenagem dedicada a Dominguinhos, o herdeiro maior do consagrado Luiz  Lua Gonzaga. Waldonys, Chico Pessoa e Elba Ramalho juntos reviverão os grandes sucessos do Rei do Baião. 
As três noites no Aterro da Praia de Iracema, iniciando oficialmente os festejos juninos do Ceará,  são da iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, com o apoio do Governo do Estado
DESTAQUES JUNINOS - Concorrentes do estado inteiro estão se preparando para disputar o Destaques Juninos 2014. Até o momento, já são cerca de 50 concorrentes entre Casal de Noivos adulto e infantil, Rainha e Princesa. Todas as categorias disputam prêmios e o mais importante, a faixa e o título.
Na Praça Verde do Dragão do Mar já houve grandes disputas. Por meio de baterias e voto direto dos jurados, foram  escolhidos os finalistas. Ao final, a comemoração recebeu  a animação da música de Chambinho do Acordeon, cantando os grandes sucessos do São João, com gostinho de Luiz Gonzaga.
NO ATERRO, A GRANDE ARRANCADA – As  movimentadas festas juninas deste ano no Ceará a partir de hoje,  30,  no Aterro da Praia de Iracema prosseguirão com toda força.. O vasto e rico cenário já está montado para a arrancada inicial dos festejos. A partir das 18 horas,  e continuando amanhã e domingo,  uma multidão descontraída de milhares de pessoas estará participando de apresentações de quadrilhas juninas,  shows e forró de raiz, “arraial” que é dedicado ao notável sanfoneiro Dominguinhos, uma legenda da verdadeira música popular do Nordeste, há pouco “vivendo” na Mansão Eterna.
Na noitada de hoje,  estão previstas shows, quadrilhas e  muito forró, com destaque para as apresentações de Matheus Fernandes, Forró do Bom e Simone e Simaria. 
Amanhã, a noitada contará com Forró Pé de Ouro, Forró Real, Ítalo e Renno e Christian Pinheiro. Entre os shows, serão apresentadas quadrilhas. 
Domingo, no encerramento da arrancada junina fortalezense, momento especial para a homenagem dedicada a Dominguinhos, o herdeiro maior do consagrado Luiz  Lua Gonzaga. Waldonys, Chico Pessoa e Elba Ramalho juntos reviverão os grandes sucessos do Rei do Baião. 
As três noites no Aterro da Praia de Iracema, iniciando oficialmente os festejos juninos do Ceará,  são da iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, com o apoio do Governo do Estado. 
O CALENDÁRIO – Em Fortaleza e em diversos municípios do Estado cada dia aumenta a animação pelo mês de festa dos santos da alegria.  A União Junina do Ceará, com apoio oficial, está ultimando os preparativos no sentido de que, este ano, os folguedos juninos definitivamente se consolidem com destaque no calendário turístico do Ceará. Assim, a entidade organizou o seguinte calendário para todo o mês:  Festival de Aiuaba,13 e 14 de junho; Festejo Junino de Barbalha, 5 a 7 de junho; XXV Festival de Quadrilhas Juninas de Camocim, 4 a 6 de julho; Cariré Junino, 12 a 14 de junho; X Festival Junino de Ponta da Serra - Crato, 20 a 22 de junho; 41°Festival Cumade Chica - Fortaleza, 20 a 29 de junho; Arraiá do Cumpade Antônio - Fortaleza, 20 a 22 de junho; Festival Profetas do Sertão - Fortaleza,27 e 28 de junho; São João da Ari de Sá - Fortaleza, 20 e 21 de junho; Arraiá do Ceará - Fortaleza,10 a 12 de junho; 1 Festival Noth Shopping Joquei - Fortaleza, 20 a 22 de junho; Festival Regional de Granja - Granja, 25 a 27 de julho; Festival Junino de Guaraciaba do Norte, 20 a 22 de junho; 8º Iguatú Festeiro - Iguatu, 7 a 16 de junho; VIII FestFogo - Itapipoca, 21 de junho; Limoeiro Junino - Limoeiro do Norte, 6 a 8 de junho. Festival Municipal de Maracanaú, 14 a 20 de julho; Festival Regional de Martinópole, 18 a 20 de julho; XI Festival de Quadrilhas de Uruoca,11 a 13 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário