Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

UM MÊS DE ALEGRIA E FORRÓ NA RAINHA DA BORBOREMA

A “Cidade Cenográfica” já está pronta. Preparada está toda a cidade. Começa no próximo dia 06 de junho,  estendendo-se até  06 de julho,   a maior festa popular do interior do Brasil na “Capital da Borborema” ou da “Rainha da Borborema” como é mais conhecida a paraibana Capina Grande.  A cidade está na expectativa de, este ano, consolidar-se definitivamente  como a promotora do “Maior São João do Brasil”. 
A expetativa é de que a cidade viva com intensidade um mês de muita festa, agitação e boa convivência com os cerca de  1,2 milhão de pessoas, turistas de todas as partes do Brasil e do exterior,  todos atraídos pelos shows no Parque do Povo, apresentações das tradicionais quadrilhas  juninas, comidas típicas regionais e, ainda, pelo inigualável calor humano de um povo que tem a tradição de receber da melhor forma possível os seus visitantes. Tudo acontecerá em clima de Copa do Mundo e também em homenagem aos 150 anos de emancipação política da cidade. 
Durante os festejos serão prestadas homenagens aos ícones da festa ou àqueles que de alguma forma contribuíram para a difusão da cultura regional. Por isso, várias áreas do Parque do Povo – o  consagrado “Quartel General do Forró” -  receberão os nomes destas personalidades marcantes da história do tradicional evento junino. 
O palco principal, onde acontecerão as apresentações de bandas, receberá o nome de Palco Capilé, em homenagem ao carismático artista campinense. Já o segundo arraial será consagrado com o nome de Genival Lacerda. A pirâmide será denominada de Ronaldo Cunha Lima, enquanto na parte de baixo do Parque do Povo está  construída uma grande palhoça denominada “Marinês e sua Gente”. 
ATRAÇÕES - O panorama do  Parque do Povo será semelhante ao do ano passado. Mas  algumas novidades já foram introduzidas e com a instalação de uma arquibancada na área da Pirâmide para os dias das apresentações das quadrilhas, possibilitando mais conforto, comodidade e segurança aos que prestigiarem os shows multicoloridos e ritmados de uma das mais tradicionais expressões culturais juninas. 
Em relação à grade de programação artística, o vice-prefeito e coordenador do evento, Ronaldo Cunha Lima Filho, adianta que a população local, dos municípios vizinhos e   os milhares de turistas  curtirão as maiores atrações da verdadeira música popular nordestina, com destaque para  Elba Ramalho, Zé Ramalho, Amazan, Biliu de Campina, Garota Safada, Os Nonatos e muitos outros. Quem deverá se apresentar em evento coordenado pela Igreja Católica é o padre Fábio de Melo, cuja presença, em 2013, atraiu uma multidão  ao Parque do Povo.  
Além de grandes nomes da música regional, a festa se destaca pela realização de promoções ou eventos tradicionais, a exemplo do casamento coletivo, realizado sempre  no dia 12 de junho (Dia dos Namorados), no Parque do Povo, concretizando o sonho de centenas de casais. Também a cidade promove o concurso de quadrilhas, incentivando esta manifestação folclórica em Campina Grande.
PROGRAMAÇÃO DESCENTRALIZADA - O prefeito XXXXX confirmou que a programação este ano  mais uma vez, será descentralizada, com atrações também nos distritos de Campina Grande, a exemplo de Galante e São José da Mata. Estas localidades, especialmente no período diurno, recebem milhares de turistas oriundos de todos os recantos do Brasil. A infraestrutura dos distritos está capacitada para receber os que vão à festa, tendo o propósito de bem receber , característica dos habitantes toda Campina Grande.  
A CULTURA JUNINA NA CIDADE  -Tradicionalmente, a festa junina está vinculada à celebração da colheita, sendo, portanto, uma festa de origem rural presente no interior nordestino, que representa a mudança de estação climática e o início do ciclo da colheita do milho e do feijão. Outra vinculação forte é com a dimensão religiosa e a tradição de crença nos santos juninos. 
Embora hoje a festa aconteça em espaço urbano e cercada de releituras e resignificações  da cultura local, ainda é presente na celebração profana a referência aos santos juninos  da igreja católica. Da mesma forma, a comemoração pela colheita é expressa na fartura da culinária baseada no milho. 
As famílias, as escolas, o comércio, os serviços, os setores públicos fazem anualmente reverência à festa, quer por questões culturais, quer por questões turísticas e econômicas. A cidade se caracteriza com elementos da tradição junina e nos dias do ápice da festa, 13 (Santo Antônio), 23 e 24 (São João), 28 e 29 (São Pedro) a celebração nas ruas é ainda mais intensa,  com fogueiras, fogos de artifícios e comidas típicas, além da decoração que dura um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário