Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de junho de 2014

BARBALHA VIVE COM INTENSIDADE A FESTA DO PADROEIRO

A cidade caririense de Barbalha,  toda ornamentada,  continua vivendo intensamente a sua maior manifestação cultural e religiosa.  É a festa do padroeiro Santo Antônio, na sua 304º edição, um dos eventos mais populares do país.  Começou sob os olhares de uma multidão  com o tradicional  carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio pelos devotos,  do Sitio Flores, por quase 17,6  quilômetros, até diante da Igreja Matriz.   O evento este ano, já denominado e registrado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional,  terá seu tombamento como Patrimônio Cultural Brasileiro, no mês de agosto pelos conselheiros do órgão.
Abertura oficial da Festa de Santo Antônio de Barbalha  aconteceu no último domingo 1º de junho. Logo cedo, a cidade esteve de pé para ver  e ouvir de perto os primeiros estampidos de fogos, com a alegria de mais de 60 grupos folclóricos da cultura popular espalhados pelas ruas, todas  enfeitadas com bandeirinhas e balões.
Já houve o Festival de Quadrilhas Juninas, no Parque da Cidade, nos dias 2, 3 e 4, com a participação de 28 quadrilhas de municípios da região do Cariri.  Na parte religiosa,  na Igreja Matriz , os atos começaram no dia 31  e vão  até o dia 12 de junho, sempre às 19h00min,   com as novenas do Padroeiro. Após a celebração das novenas, ao lado da Igreja Matriz, acontecem os festejos sociais com, quermesse, shows artísticos e culturais, leilões que é um momento de confraternização entre as famílias de Barbalha e dos visitantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário