Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de junho de 2014

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ COMPLETA 53 ANOS

Criado em 1961 pelo decreto federal nº 50.646, o Parque Nacional do Caparaó completou 53 anos de idade. Região de belas montanhas, o parque convida o visitante a respirar ar puro, se deliciar com banhos de cachoeiras e piscinas naturais e observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó, com direito a presenciar espetáculos únicos do alvorecer ao pôr do sol. Além disso, é um dos ícones do montanhismo no Brasil, abrigando cinco dos dez picos mais altos de todo território nacional, com destaque para o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país.
HISTÓRIA. Em 1859, o imperador D. Pedro II ordenou que fosse colocada uma bandeira do império no pico mais alto da Serra do Caparaó. Acredita-se que o nome Pico da Bandeira tenha aí a sua origem. A Serra do Caparaó foi também palco da Guerrilha do Caparaó (1966-1967). Inspirada na guerrilha Sierra Maestra, foi a primeira insurgência armada contra o regime militar no Brasil. Promovida pelo Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), a guerrilha contou com o apoio financeiro cubano, obtido através de negociações entre o ex- governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, auxiliado pela Ação Popular (esquerda cristã)  e pelo governo de Cuba. Sem o apoio de Cuba, que preferiu apoiar Carlos Marighella, o movimento perdeu força e, em abril de 1967, foi debelado pela Polícia Militar de Minas Gerais. Os guerrilheiros, cerca de 20 homens esgotados e famintos, alguns bastante debilitados pela peste bubônica, foram todos presos.
ENTRE DOIS ESTADOS - Localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o parque abrange quatro municípios mineiros (Alto Caparaó, Caparaó, Alto Jequitibá e Espera Feliz) e cinco capixabas (Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi).  Estende-se por uma área de 31.800 hectares, com uma das mais representativas reservas de Mata Atlântica do país. O parque guarda ainda importante patrimônio geológico, nascentes de importantes bacias hidrográficas e diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
O turismo no Parque Nacional do Caparaó é dos mais ativos. Em média, recebe 30.000 visitantes por ano. Dispõe muitos atrativos, entre trilhas, vales e pontos de observação de aves. Conta com ampla estrutura de apoio à visitação composta por centro de visitantes, sistema de trilhas, áreas de acampamento e lazer estruturadas com banheiros públicos, lava pratos e pias, churrasqueiras, lixeiras e postos de guarda.
Além do uso público da visitação, o Parque Nacional do Caparaó se destaca pelo apoio ao desenvolvimento de pesquisas científicas, figurando como uma das Unidades de Conservação com maior número de pesquisas autorizadas no país.
COMO CHEGAR -  Para quem sai de Vitória: BR-101 até Cachoeiro de Itapemirim (131 km). Partindo de Cachoeiro, são mais 75 km até Guaçuí e então, mais 37 km até Dores do Rio Preto.
Para quem sai de Belo Horizonte: BR-262 sentido Vitória, até o trevo de Reduto (292 km). A partir daí, são 58 km até Espera Feliz, mais 5 km até o trevo de acesso ao distrito de Paraíso, e deste, mais 8 km de estrada pavimentada até a Portaria de Pedra Menina.
  Horário de visitação: diariamente, de 7h às 18h
  Reservas para acampamento:  ou pelo telefone (32) 37472086, (segunda à sexta, de 7h às 16h). Para cada área de acampamento é adotado um limite máximo de visitantes acampados, conforme recomendação dos instrumentos de planejamento em vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário