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sexta-feira, 21 de agosto de 2015

GASTRONOMIA:TRUNFO BRASILEIRO PARA ATRAIR TURISTAS

Os Ministérios  do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assim como  a Abrasel e suas  filiadas  estão bastante empenhados em que  a gastronomia brasileira continue sendo um dos fortes motivos de atração dos turistas, nacionais ou internacionais. Aliás, segundo pesquisa de Demanda Turística Internacional,  95% dos estrangeiros que visitam o país já aprovaram a nossa gastronomia,, índice atrás apenas da hospitalidade, com 97%. Também 89,6%,  dos brasileiros que viajam dentro do país, consideram a gastronomia boa ou muito boa. 
CONGRESSO DA  ABRASEL -  No  27º Congresso Nacional Abrasel,  que aconteceu na última semana, em Brasília, com o tema “A partir das ruas, simplifica Brasil”,  a alimentação fora do lar foi debatida em  dois dias de palestras com grandes nomes do setor,  em foco  a construção de cidades onde o empreender seja mais simples e os cidadãos tenham melhor qualidade de vida e os turistas melhor recebidos.  Deu-se ênfase a importância do setor na atração dos turistas.  
FORTE APOIO -  Acompanhando o que disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, sobre a significação da  gastronomia  brasileira, na abertura do evento da Abrasel, a ministra Kátia Abreu, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também disse  que o país já é uma potência mundial na produção de alimentos, mas pode se tornar também uma referência internacional gastronômica.
AÇÕES DO MTUR - Até 18 de setembro, representantes de órgãos ou entidades da administração pública estadual, distrital e municipal podem enviar propostas que divulguem destinos turísticos com ações que valorizem a gastronomia regional por meio do Sistema de Convênios (Siconv) do Ministério do Turismo. Os projetos serão analisados e poderão contar com um valor mínimo de R$ 100 mil e máximo de R$ 300 mil. Estão disponíveis R$ 3 milhões para apoio às iniciativas. 
MERCADOTECA EM CURITIBA – Para aumentar a importância da gastronomia brasileira, será inaugurada no próximo mês de outubro, no bairro Campo Comprido, na Rua Paulo Gorski (nº 1309),  na capital paranaense, a Mercadoteca,  espaço, que segue um modelo de negócio exitoso em todo o mundo, dando ao público uma oportunidade de contato com novas experiências gastronômicas,  e atividades de lazer em família e com os amigos. 
O objetivo da Mercadoteca é ser um mercado gastronômico alinhado com as principais tendências internacionais,  com  um mix diversificado de produtos e serviços em um único lugar, destacando a qualidade de insumos, os preços justos e o ambiente informal e descolado., 
Além da programação diária, a Mercadoteca promoverá  diversas ações ao longo do ano, entre elas feiras temáticas, festivais gastronômicos, lançamentos de produtos relacionados ao segmento, cursos voltados para a área da gastronomia, exposições artísticas e degustações orientadas. 

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