Os Ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assim como a Abrasel e suas filiadas estão bastante empenhados em que a gastronomia brasileira continue sendo um dos fortes motivos de atração dos turistas, nacionais ou internacionais. Aliás, segundo pesquisa de Demanda Turística Internacional, 95% dos estrangeiros que visitam o país já aprovaram a nossa gastronomia,, índice atrás apenas da hospitalidade, com 97%. Também 89,6%, dos brasileiros que viajam dentro do país, consideram a gastronomia boa ou muito boa.
CONGRESSO DA ABRASEL - No 27º Congresso Nacional Abrasel, que aconteceu na última semana, em Brasília, com o tema “A partir das ruas, simplifica Brasil”, a alimentação fora do lar foi debatida em dois dias de palestras com grandes nomes do setor, em foco a construção de cidades onde o empreender seja mais simples e os cidadãos tenham melhor qualidade de vida e os turistas melhor recebidos. Deu-se ênfase a importância do setor na atração dos turistas.
FORTE APOIO - Acompanhando o que disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, sobre a significação da gastronomia brasileira, na abertura do evento da Abrasel, a ministra Kátia Abreu, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também disse que o país já é uma potência mundial na produção de alimentos, mas pode se tornar também uma referência internacional gastronômica.
AÇÕES DO MTUR - Até 18 de setembro, representantes de órgãos ou entidades da administração pública estadual, distrital e municipal podem enviar propostas que divulguem destinos turísticos com ações que valorizem a gastronomia regional por meio do Sistema de Convênios (Siconv) do Ministério do Turismo. Os projetos serão analisados e poderão contar com um valor mínimo de R$ 100 mil e máximo de R$ 300 mil. Estão disponíveis R$ 3 milhões para apoio às iniciativas.
MERCADOTECA EM CURITIBA – Para aumentar a importância da gastronomia brasileira, será inaugurada no próximo mês de outubro, no bairro Campo Comprido, na Rua Paulo Gorski (nº 1309), na capital paranaense, a Mercadoteca, espaço, que segue um modelo de negócio exitoso em todo o mundo, dando ao público uma oportunidade de contato com novas experiências gastronômicas, e atividades de lazer em família e com os amigos.
O objetivo da Mercadoteca é ser um mercado gastronômico alinhado com as principais tendências internacionais, com um mix diversificado de produtos e serviços em um único lugar, destacando a qualidade de insumos, os preços justos e o ambiente informal e descolado.,
Além da programação diária, a Mercadoteca promoverá diversas ações ao longo do ano, entre elas feiras temáticas, festivais gastronômicos, lançamentos de produtos relacionados ao segmento, cursos voltados para a área da gastronomia, exposições artísticas e degustações orientadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário