O Museu Oceanográfico Univali, maior do gênero na América Latina, está aberto para visitações. Mantido pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí ele funciona no prédio do Campus da Universidade (Univali), em Balneário Piçarras.
No local os visitantes têm acesso a um acervo que reúne coleções em diversos grupos de grande importância científica, com destaque a maior coleção de conchas da América Latina, incluindo as duas conchas mais procuradas por colecionadores no mundo; a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil, com baleias, golfinhos, focas, lobos e leões marinhos de diversas espécies; a maior coleção da América Latina de tartarugas marinhas; a segunda maior coleção de elasmobrânquios (tubarões e raias) do mundo, com exemplares raríssimos e únicos em nosso continente.
O museu desenvolve também coleções de referência que representam o maior número possível de táxons e que possibilitam pesquisas taxonômicas modernas sobre a fauna marinha. A maior parte do acervo é composta por animais marinhos da fauna Brasileira, especialmente do sul do Brasil.
A exposição oceanográfica tem mil metros quadrados, uma das maiores do Brasil, o que somado a todas as demais áreas do museu atinge aproximadamente quatro mil metros quadrados de área construída, classificando-o como um dos maiores museus de história natural da América Latina e o segundo maior museu oceanográfico do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário