Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2016

EVENTO MARCOU O ANIVERSÁRIO DE ANTÔNIO CONSELHEIRO

Durante todo o último sábado (12), o evento "Antônio Conselheiro 2016 - 186 anos: o homem seus caminhos e suas cidades", realizado por jovens de Quixeramobim com o apoio da Secretaria da Cultura, Casa Civil e coordenado pelo Instituto Girândola, marcou as comemorações em homenagem ao beato que fundou a comunidade de Canudos.
A programação contou com uma visita à Casa de Antônio Conselheiro e ao Memorial Antônio Conselheiro, equipamento em construção pela Prefeitura de Quixeramobim. No turno da tarde, houve debate ao vivo transmitido pela rádio, com a participação do psicólogo Oswaldo Costa, e do arquiteto Fausto Nilo, rememorando histórias, aprendizados e alguns trabalhos sobre o homenageado. Uma curiosidade revelada é que o arquiteto morou, durante a infância, até o final da década de 50, na Casa de Conselheiro. Às 14h, no Auditório da UniQ, ocorreu a exibição do documentário "O último rastro", com a presença do diretor Marcus Moura. Às 16h30, no mesmo local, houve debate sobre o tema "Escrita e Escritos do Sertão e de Conselheiro", com Karla Patrícia de Holanda, Osvaldo Costa Martins e mediação da jornalista Ethel de Paula.
À noite, com o auditório da Uniq lotado, a Banda de Lata Criança Feliz, de Quixeramobim, fez a abertura dos debates. O tema "De Quixeramobim a Belo Monte – Andanças e Deslocamentos: O Poeta, a Cidade e a Escrita" foi debatido entre memórias e causos contados por Fausto Nilo e pelo jornalista Xico Sá. A programação foi encerrada com show da banda Os Transacionais, na Praça da Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário