Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2016

EXALTAÇÃO DA TRADIÇÃO DA PÁSCOA PELO BRASIL

Todas as cidades brasileiras, é certo, guardam e festejam com fervor os atos finais da vida de Jesus. Muitas se destacam pela continuação de uma tradição secular. Abaixo, as cidades que mais exaltam a tradição da Pascoa.
SANTANA DE PARNAÍBA (SP) - Localizada a 35 km da capital paulista, Santana do Parnaíba é uma das cidades mais antigas do País. Fundada em 1580, abriga o maior núcleo urbano em taipa, tombado em 1982 pelo Condephaat.  É exatamente às margens do Rio Tietê, na Barragem Edgard de Souza, Km 40 da Estrada dos Romeiros, que todos os anos a histórica cidade paulista promove a apresentação gratuita do “Drama da Paixão”.
Ocupando um espaço cenográfico de 15 mil metros quadrados, a encenação ao ar livre é dirigida por Edimilson Andrade e conta com 120 atores e mais de 800 figurantes, além de fogos e computação gráfica para dar mais emoção às cenas.
PARATY (RJ) - As celebrações da Semana Santa são das mais importantes e mantêm tradições que datam dos séculos 17 e 18. 
Durante as comemorações, imagens e peças sacras com mais de 300 anos de existência podem ser admiradas. Essas peças se encontram sob a tutela do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) e ficam guardadas o ano todo no cofre do Museu de Arte Sacra de Paraty, na Igreja de Santa Rita.
Destaque das celebrações religiosas, a Procissão do Encontro (ou dos Passos) é realizada na Sexta-feira Santa. Ela parte da Matriz e percorre os Passos da Paixão. Outro ponto alto da Semana Santa em Paraty é a Procissão do Fogaréu (ou da Prisão), da qual inicialmente apenas homens participavam – as mulheres eram proibidas até de vê-la pelas janelas. O Fogaréu, que começa à meia-noite de Quinta-feira Santa, simboliza a prisão de Cristo.
Durante a Procissão, os fiéis em fila entram pelas laterais saindo pela porta principal de todas as igrejas do centro histórico.
CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS - Em Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei, Mariana, Sabará e Congonhas, a exemplo das demais cidades do interior de Minas, as tradições da Semana Santa são mantidas como há séculos, com celebrações de missas e procissões. A principal delas acontece na Sexta-feira Santa, quando a procissão passa pelas ruas de pedra e casas coloniais dessas históricas cidades. A Via-Crúcis é acompanhada pelas pessoas que revivem o sofrimento e a morte de Cristo.  O canto da Verônica também se mantém vivo nas cidadezinhas mineiras, com o personagem bíblico sendo interpretado por uma mulher trajada de preto.
Em Ouro Preto, além das celebrações religiosas, os moradores confeccionam tapetes com flores, areia, palha e serragens nas ladeiras da cidade para cobrir o percurso da procissão. O ritual remonta ao século 18 e as cerimônias religiosas revivem ao vivo o calvário de Cristo, com a participação de figuras do Antigo e do Novo Testamento.
Em Congonhas do Campo, o ponto alto do evento cristão também ocorre na Sexta-feira Santa, quando 250 atores dramatizam o “Auto da Paixão Segundo Congonhas”. Também é na noite deste dia que a cidade de São João Del Rei é palco de um dos espetáculos mais esperados da Semana Santa: o Descendimento da Cruz na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Mercês e a Procissão do Enterro no centro da cidade.
SERRINHA (BA) - Com uma das tradições religiosas mais fortes do interior baiano, o município oferece uma intensa programação no feriado da Semana Santa, desde missas e procissões até a encenação da “Paixão de Cristo”.
O destaque é a Procissão do Fogaréu, uma das manifestações de fé mais tradicionais de Serrinha e que este ano tem um ingrediente a mais: está salvaguardada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) como Patrimônio Histórico Imaterial da Bahia. 
Outro ponto marcante das celebrações é a subida ao Monte Guarani para a via-sacra, às 6 horas da Sexta-feira Santa. No alto dele, de onde se tem uma vista memorável da cidade, está o Cruzeiro. Lá, os fiéis acendem velas e fazem oração. 
GOIÁS VELHO (GO) - A Semana Santa é sempre uma atração na antiga capital do Estado de Goiás. Na noite da Quinta-feira Santa, a cidade revive uma tradição de grande impacto visual: a Procissão do Fogaréu, um ritual realizado há quase 300 anos.
Ao lado dos fiéis, cerca de 500 homens empunhando tochas se postam diante da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte. Dali parte, à meia-noite, a Procissão do Fogaréu, acompanhada pelos sons de tambores.
Do espetáculo também fazem parte os farricocos, um grupo de 40 homens com túnicas coloridas e brilhantes, com capuzes pontiagudos e duas aberturas para os olhos. Os personagens encapuzados representam os soldados enviados por Caifás para prender Jesus.
Assim que os ponteiros se unem dando início à madrugada, as luzes da cidade se apagam e apenas o lume de cada tocha é visto cortando a noite em procissão. Depois de 15 minutos, há uma parada diante de um cenário que representa a Última Ceia de Cristo e os apóstolos, montado diante da Igreja do Rosário. Pouco depois, os homens do Fogaréu chegam ao seu destino final: a Igreja de São Francisco, que agora assume o papel do Monte das Oliveiras. Apenas um dos farricocos enverga uma túnica branca. É ele que leva um estandarte de linho que representa Jesus.
PIRENÓPOLIS (GO) - Patrimônio Nacional, essa pequenina e bucólica cidade do interior de Goiás é internacionalmente conhecida pelas manifestações folclóricas que promove. Portanto, nada mais natural que também preserve a tradição de suas festas populares nas celebrações da Semana Santa.  
Na Semana Santa, em suas antigas ruas e casarões do século 18 são encenados os principais rituais da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
As celebrações começam já na sexta-feira anterior à Semana Santa, que marca o início da Semana das Dores, com missa e procissão de Nossa Senhora das Dores, saindo da Igreja Matriz do Rosário, com circuito de ida e volta pelas ruas do centro histórico.
A programação do sábado e Domingo de Ramos inclui, respectivamente, a missa e procissão do Senhor dos Passos e a procissão e bênção dos ramos da Matriz do Rosário, além da missa campal. Na segunda é realizada a Procissão do Senhor dos Passos, que traz uma antiga imagem de Jesus Cristo. De roca e em tamanho natural, sai da Igreja do Bonfim e é levada à Matriz.
Na tarde da Sexta-Feira Santa, acontece a Via-Crúcis, uma encenação com a participação de atores locais. No mesmo dia, a Procissão do Senhor Morto percorre ruas históricas da cidade. O domingo de Páscoa é festejado com missas que celebram a ressurreição de Cristo.
OLINDA (PE) -  A cidade é uma expressão viva da fé durante a Semana Santa. Neste ano, a programação religiosa da belíssima cidade pernambucana começa na quinta-feira, com a Procissão do Encerro, e segue até o domingo, com a Procissão do Senhor Ressuscitado.
A encenação “Cenas de Cristo” pode ser assistida até o dia 24 de abril, na colina da Igreja do Carmo, sempre às 18h30. O desfecho do espetáculo é marcado por um lindo show pirotécnico. 
BREJO DA MADRE DE DEUS (PE) - A cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, recebe, todos os anos, um fluxo de milhares de turistas que, durante a Semana Santa, vão assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo.
A encenação, este ano, começou no último dia 19 e vai até sábado, 26. São nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambiente e prédios da Jerusalém dos tempos de Jesus. Como acontece todos os anos, a encenação contará com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Bianca Rinaldi (Maria), Antonio Calloni (Herodes), Fiuk (Apóstolo João), Odilon Wagner (Pilatos), além da atriz e modelo, Caroline Correa (Madalena). Eles vão estrear ao lado do ator Igor Rickli, que fez sucesso no papel de Jesus em 2015 e retorna este ano.
Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo sob a batuta dos diretores artísticos Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Além disso, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros, e costureiras, entre outros. 
NOVA PETRÓPOLIS (RS) - A Cidade Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo já está vivento o evento mais doce do seu calendário. A Magia da Páscoa começou no dia 17 e termina no próximo domingo, na Praça das Flores/Rua Coberta de Nova Petrópolis. Feira de doces, programação infantil, atividades culturais e religiosas integram as atividades da Magia da Páscoa. O evento pretende reunir mais de 40 mil pessoas ao longo da programação.
A intensa programação religiosa também marca da Magia da Páscoa 2016. Na Sexta-Feira Santa, ocorrerá a Caminhada da Colheita da Macela, com saída às 05h, do Parque Aldeia do Imigrante. 
FOZ DO IGUAÇU (RS) - Com o Marco das Três Fronteiras transformado num ambiente similar ao da antiga cidade de Jerusalém, Foz do Iguaçu receberá pela primeira vez uma encenação da Paixão de Cristo, a céu aberto, com entrada livre e elenco de artistas renomados. O espetáculo acontece hoje, 22 e amanhã, em espaço recentemente reformado e revitalizado, contando com uma estrutura de 15 mil metros quadrados.  O evento tem o apoio da Itaipu.
A encenação deverá atrair, segundo os organizadores, cerca de 20 mil pessoas, não só de Foz do Iguaçu, mas também das cidades de fronteira no Paraguai e na Argentina. 
Cerca de 60 atores vão participar da encenação, a maioria de Foz do Iguaçu. Mas três atores convidados têm renome nacional: Kayky Brito, no papel de Jesus Cristo, Luciano Szafir, que interpretará o governador romano Pôncio Pilatos, e Elke Maravilha, como Herodíades, esposa de Herodes e mãe de Salomé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário