Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2016

SEMANA SANTA - COMEÇARAM OS ATOS NA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

A Semana Santa de hoje já não é a mesma de anos atrás. Nos tempos de outrora, referência até a metade do século passado, a predominância religiosa era de católicos e de presbiterianos, os quais seguiam uma tradição rígida na chamada Semana Santa. Diariamente a população participava de atos litúrgicos, os santos eram cobertos de roxo nos templos e nas residências, fazia-se abstinência em determinados dias, as confissões eram frequentes, enfim havia rigorosas regras a serem obedecidas.
Com mudanças de comportamento social a partir de l950, 1960, também houve o afrouxamento no comportamento dos que seguiam os ritos tradicionais. Não é que hoje os fatos religiosos não sejam sevados a sério, mas a própria comunidade teve que se adaptar aos novos costumes. 
Assim mesmo, milhares de famílias de Fortaleza são fiéis aos ofícios e atos religiosos. Católicos, evangélicos e espíritas atualmente ainda participam de eventos próprios de cada segmento, confessam-se, fazem retiros especiais, enfim comportam-se como podem e devem mais acentuadamente nesta fase em que se é revive os últimos dias de Jesus na terra até sua Ressurreição.  
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA – Com a participação o arcebispo, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques em todos os atos, eis como será a movimentação programada pela Arquidiocese de Fortaleza para Semana Santa, já iniciada no último sábado:, 
Sábado, 19 – Houve pela manhã reunião da Equipe de Catequese Articulação. Às 17:00, Procissão e Missa de São José.
Domingo, 20, às 7hs, com a Catedral de Fortaleza repleta de fieis, foi celebrada a Missa dos Ramos e da Paixão – JDJ – Jubileu dos Jovens no Ano da Misericórdia. 
Ontem, 21, às 11hs, encontro de Preparação Pascal com os seminaristas. 
Hoje, 22, também ocorreu Preparação Pascal com os seminaristas. 
Amanhã, 23, às 12hs, Preparação Pascal com os seminaristas
Quinta-feira, 24, às 8hs, Missa do Crisma e da Unidade. Às 18hs30, Missa da Ceia do Senhor. 
Sexta Feira Santa, 25, às 9hs, Liturgia das Horas.  Às 15 hs, - Celebração da Paixão e Morte do Senhor
Sábado, 26, às 9hs, Reunião da Equipe de Catequese Articulação; Encontro da equipe Arquidiocesana de catequese; Reunião da Articulação de Catequese Arquidiocesana. À 20hs, Liturgia das Horas no Sábado Santo; 
Solene Vigília da Páscoa da Ressurreição. 
Domingo, 27, às 7hs, Missa. Às 18h30, Missa da Páscoa da Ressurreição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário