Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

COMEÇOU O 22° FNT - O TEATRO NORDESTINO SE REVELA EM GUARAMIRANGA

Espetaculo INTERIOR do Grupo Bagaceira de Teatro
"O lugar do teatro" é o tema do 22° FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que se desenvolve em Guaramiranga, no Maciço de Baturité, desde sábado,  03, prolongando-se até o próximo dia 12.. 
Ao longo dos oito dias, mostras, debates, oficinas, cortejos, entre outras atividades, todas com acesso gratuito, acontecem em espaços diversos, como o Teatro Rachel de Queiroz (teatro pequeno), praças, escolas e outros locais da cidade. 
Em cena, todas as noites, os mais diversos gêneros teatrais, para públicos de todas as idades nas Mostras Nordeste, Nordeste Universitária, FNT para Crianças, Palco Ceará, Ceará Convida – estas últimas com a participação de companhias convidadas pelo Festival-, e Palco Giratório / Sesc.
As manhãs estão reservadas para uma das atividades mais importantes do festival, que é o Ciclo de Debates do FNT. Debatedores convidados conduzem as discussões acerca dos espetáculos encenados na noite anterior na Mostra Nordeste e na Nordeste Universitária. Oficinas, cortejos e lançamentos literários enriquecem o festival. Para as crianças, a programação de espetáculos e atividades recreativas são realizadas pela manhã e à tarde. 
A noite é de espetáculos teatrais e shows musicais. Na Mostra Nordeste, carro-chefe do festival, o 22° FNT apresenta adaptações de dramas reais, como Frei Tito: Vida, Paixão e Morte, do grupo cearense Formosura, 
A comédia também tem seu lugar no FNT. É o caso do divertido espetáculo de rua A Casatória C'a Defunta, com a Cia Pão Doce, de Mossoró (RN). O universo feminino está presente em duas montagens da Mostra Nordeste: A Dona da História, da pernambucana Duas Companhias. 
Na noite de abertura, a Mostra Ceará Convida recebeu a companhia cearense Carroça de Mamulengo, como homenagem do FNT pelos 40 anos de estrada dessa família de brincantes. No encerramento, o convidado do Festival é o chileno Tryo Teatro Banda, como uma atividade do FNT na Rede Nordeste de Festivais de Teatro, em parceria com o Filte Bahia - Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia. 
A Mostra Palco Ceará, alinhada com o conceito temático da edição, reúne e apresenta grupos de teatro do estado cujas trajetórias apontam caminhos de desenvolvimento cultural para suas comunidades e cidades: da região dos Inhamuns, o Grupo Arte Juca (Arneiroz), do Litoral Oeste, o grupo Dona Zefinha (Itapipoca), do Vale do Jaguaribe, a Cia. Oficarte (Russas), da Região Metropolitana, o Grupo Garajal (Maracanaú) e do Maciço de Baturité, o trabalho da primeira turma da Escola Livre de Teatro do FNT.
A música também marca as noites do FNT. Quem abre a agenda musical foi a banda Jardim Suspenso, com um tributo a Rita Lee e Os Mutantes. Tambores de Garamiranga, Glauber Nocrato, Dramas de Guaramiranga e Os Transacionais são algumas das atrações musicais que também estarão nos palcos da Praça do Teatro Municipal, Central de Artesanato e Odilon Bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário