Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

FESTURIS NEWS - RS e Argentina se unem pela Rota dos Jesuítas que será formalizada durante o FESTURIS


RS e Argentina se unem pela Rota dos Jesuítas que será formalizada durante o FESTURIS
RS e Argentina se unem pela Rota dos Jesuítas que será formalizada durante o FESTURIS - O ministro argentino do Turismo, Gustavo Santos, confirmou que irá ao Rio Grande do Sul, participar do Festival do Turismo de Gramado, que ocorre entre os dias 3 e 6 de novembro. A confirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (17), durante encontro com do governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori.
O secretário da Cultura e interino de Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, afirmou a intenção de trabalhar de forma integrada com a Argentina o turismo na Rota dos Jesuítas, partindo do patrimônio cultural das Missões. “A ideia é trabalhar em conjunto para formatar e vender o produto para o mercado internacional, agregando valor e renda aos países”, afirmou Victor Hugo. A parceria deve ser apresentada oficialmente durante a realização da feira em Gramado.
Em paralelo à agenda no Ministério do Turismo, mais reuniões ocorreram em outros locais. Parte da comitiva esteve com o secretário de Planejamento do Transporte do Ministério dos Transportes, Gérmán Bussi, para tratar de temas ligados à infraestrutura regional. Já os empresários que integram a missão, encontraram o gerente geral da Câmara de Importadores da República da Argentina (Cira). Na Embaixada do Brasil, ocorreu o encontro de universidades gaúchas e argentinas.
Cultura - Na terça-feira (16), Victor Hugo reuniu-se com a diretora Nacional de Cooperação Internacional do Ministério da Cultura, Beatriz Lezica. De acordo com o secretário, os objetivos da gestão Macri para a área são convergentes com as da gestão Sartori. “Já alinhamos caminhos para cooperação. O primeiro é o da indústria criativa da cultura, já que os argentinos também têm interesse de trabalhar o setor sobre este viés econômico”, relatou.
O secretário falou que o Rio Grande do Sul está implantando a primeira incubadora pública de cultura criativa do Brasil, um convênio entre o governo federal e o estadual, que funcionará na Casa de Cultura Mario Quintana. “No que avançarmos no processo de implantação, nós poderemos intercambiar de forma recíproca os conhecimentos desta área”, afirmou.
Victor Hugo também apresentou a proposta formal do governo para a instituição da Semana Cultural da Argentina no RS e vice-versa, a exemplo do que já existe com o Uruguai. Na mostra anual os dois parceiros têm a oportunidade de mostrar a produção cultural contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário