Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2018

AVANÇOS NO TURISMO DO CEARÁ

A Imprensa, de modo geral, e as mídias sociais vem  fazendo  ampla cobertura do funcionamento do Hub (Centro de Conexões),  da Air France/KLM/GOL, apontando-o como o maior do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo. Na nossa modesta opinião, desejamos que seja não somente  o maior e, sim, o melhor, o que é mais importante. É, minha gente, que ser grande e não funcionar, satisfatoriamente, jamais pode ser motivo de orgulho e de contentamento para quem utiliza o terminal aeroviário internacional Pinto Martins.
Já comentamos, no jornal Rota do Sol Turismo, que a Fraport, empresa alemã, gerindo o Pinto Martins, tem a obrigação de torná-lo moderno e funcional ( em tudo),  tanto interna, quanto externamente, em termos de infraestrutura e prestação de serviços. E, agora, com mais responsabilidade, pela razão acima mencionada: o funcionamento do Hub, que está ativando, em cadeia, diversos segmentos do turismo, na capital e no interior, sobretudo em Jericoacoara, depois de voos nacionais da Gol.
Para sermos sincero, gostamos das opiniões de autoridades e representantes do trade turístico local, todos afirmando tratar-se de um momento relevante e inesquecível, com o aumento de voos internacionais a Fortaleza e a Jericoacoara, provavelmente, mais tarde, quem sabe, ocorrendo o mesmo no aeroporto de Aracati. O certo, minha gente,  é que a largada foi dada e, daqui para frente, os responsáveis, pelo Hub Air France/KLM e Gol, incluindo a empresa alemã Fraport, devem trabalhar, de forma profissional, transparente, ética e com a vontade política, com vistas a realizar o melhor  para o engrandecimento e a consolidação da denominada “Indústria sem chaminés” em plagas cearenses.
Bem! Ante o exposto, garantimos que o potencial turístico o Ceará e sua hospitaleira capital possuem, não apenas lindas e ensolaradas praias, bem como paisagens belíssimas com climas agradáveis, nas regiões serranas (Planalto da Ibiapaba, Chapada do Araripe, Chapada do Apodi, Maciço do Baturité, para citar as principais). Frise-se que, nos sertões cearenses, embora com temperaturas elevadas, mormente em épocas de secas, há atrativos turísticos, que merecem ser visitados também. 
Por último, lembramos que, se estrangeiros chegam, em maior número, para conhecer o que há de belo, útil e agradável, em Fortaleza e em outras localidades interioranas, há necessidade (isso foi dito pelo secretário estadual do turismo do Ceará, Arialdo Pinho, em reunião, com o trade turístico), presidida pela atual presidente da ABEOC-CE e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos na Agência do Desenvolvimento do Ceará (Adece), Enid Câmara, que os empresários do ramo, precisam capacitar seus trabalhadores, inclusive incentivando-os a fazer cursos de, pelo menos, dois idiomas, Inglês e Francês. 
Recomendou, também, Arialdo Pinho, cuidados, no tocante ao saneamento básico, pois turistas estrangeiros e nacionais não querem visitar polos turísticos, nos quais sejam presenciados esgotos a céu aberto, águas poluídas de rios, açudes, lagos e lagoas e de mares, sem falar de sujeira, em ambientes públicos, e presenciar crianças drogadas, trabalhando como flanelinhas, às vezes, praticando assaltos a pedestres e a passageiros de veículos. 
Na nossa modesta opinião, comungamos com a solicitação de alguns representantes do trade turístico, de ser necessário divulgar mais o turismo de eventos (negócios), visto tratar-se de um segmento importante, economicamente, para empresários, funcionários, os cofres do Estado e a população, considerando-se o fato de o turista de eventos gastar, comprovadamente,  mais do que o turista de lazer. Necessário se faz ainda desenvolver o turismo cultural, mediante a promoção de peças teatrais, shows artísticos e outras modalidades da cultura cearense e a gastronomia regional, se possível, diariamente, tornando a capital cearense uma cidade mais atraente e festiva. Por hoje, basta. Ao amigo-leitor, um fim de semana maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário