Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2018

TURISMO DE AVENTURA - CINCO CIDADES BRASILEIRAS SÃO DESTAQUE MUNDIAL

Chapada Diamantina
Existem muitos perfis de turistas, desde os que buscam áreas rurais silenciosas até os que querem participar de festas populares. Mas um dos tipos de turismo em que o Brasil é referência é o de aventura, para aqueles que procuram adrenalina. Nesses casos, os roteiros giram em torno de atividades físicas, em contato com a natureza, que proporcionam lazer e diversão sem caráter competitivo. Dentre as opções de turismo de aventura nas cidades brasileiras, há as mais brandas, como caminhada, cavalgada e cicloturismo; e as que envolvem esportes radicais, como montanhismo, arvorismo, bungee jump, escalada, tirolesa, surfe, windsurfe, mergulho, canoagem, kitesurf, windsurf e voo livre.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), mais de 5 milhões de turistas visitam o País em busca dos mais notáveis destinos para a prática de exercícios ao ar livre. Ainda segundo a entidade, há mais de 2 mil empresas especializadas no segmento. Dados do Ministério do Turismo apontam que essas empresas faturam em torno de R$ 500 milhões por ano e têm um total de mais de 5.300 clientes atendidos.
Um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indica que o Brasil tem vários motivos para se tornar o maior destino das pessoas que buscam desafios em ambientes naturais. Vamos aos destaques:
SERRA DA BODOQUENA - O Parque Nacional da Serra da Bodoquena tem uma bela formação de montanhas de rochas calcárias em 76.481 hectares de área. O parque de Mato Grosso do Sul é dividido em dois fragmentos, um ao norte e outro ao sul, e tem o maior trecho de Mata Atlântica de Mato Grosso. Entre os esportes mais praticados no local estão rapel, parapente, mergulho em cavernas, rafting e trekking.
CHAPADA DOS VEADEIROS - Com a maior parte de cerrado contínuo do mundo, a Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás, possui grandes formações vegetais em sua área com 65.514 hectares. Por ser próxima à capital federal, turistas do mundo inteiro chegam pelo Aeroporto de Brasília e seguem de carro por 200 km de estrada. O forte dessa região são as cachoeiras, muito utilizadas para a prática de rapel, trekking e canionismo, por exemplo.
LENÇÓIS MARANHENSES - Localizado no litoral oriental do Maranhão, o Parque dos Lençóis Maranhenses é fascinante pela beleza natural. São 155 mil hectares com altas dunas que chegam a até 40 metros de altura e lagoas de água doce, com tons de verde e azul. Nas cidades que dão acesso ao parque, há áreas próprias para a prática de atividades como kitesurf, windsurf, caiaque, stand up padlle e surf.
BROTAS - Brotas está situada no centro do Estado de São Paulo e preserva suas riquezas e belezas naturais. Com várias nascentes e rios que deságuam em cachoeiras, possui muitos atrativos turísticos, em sua maioria hídricos (represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes). A cidade é considerada a capital do turismo de aventura do Estado. Entre as atividades ideais para se praticar nessa região estão: tirolesa, canionismo, rafting, queda livre, arvorismo e passeios em quadriciclos.
SERRA DO CIPÓ - A Serra do Cipó fica na região metropolitana de Belo Horizonte, na divisa entre as bacias dos Rios São Francisco e Doce. Possui mais de 60 cachoeiras, uma flora diversificada e outras atrações do Parque Nacional, que atraem turistas interessados em canoagem, tirolesa e rapel, entre outros esportes. (Com o MTUR, ABETA E SEBRAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário