Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2018

SCHAEPPI, O HOMENAGEADO - ILHÉUS RECEBE A CONFRARIA DE JORNALISTAS DE TURISMO

A bela Catedral de São Sebastião em Ilhéus
Um dos mais importantes destinos turísticos da Bahia e do Brasil, Ilhéus, estará recebendo a quarta reunião anual da Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo. A razão deste novo encontro, além de conhecer melhor para projetar mais ainda a “cidade de Jorge Amado, é prestar homenagem ao Jornalista Hans Tosta Schaeppi, em face do seu falecimento há cerca de noventa dias. Schaeppi foi, seguramente, o mais aguerrido defensor dos interesses de Ilhéus, para o que destinou toda a sua personalidade multifacetada: engenheiro civil, construtor, hoteleiro, agricultor, industrial, comerciante, jornalista, poeta e compositor. Mas foi como jornalista que mais revelou o seu incondicional amor por Ilhéus. 
A HOMENAGEM -Uma intensa programação constará da presença dos jornalistas de turismo em Ilhéus, sobretudo porque, pela Confraria, eles estarão reivindicando que a memória do multifacetado profissional seja preservada em praça pública da cidade, a fim de que o seu exemplo constitua, permanentemente, um modelo para a comunidade.
A confraria terá encontro com inúmeras autoridades locais, às quais estará entregando um memorial, através do qual reivindica a preservação da memória de Schaeppi. O pleito será formalizado ao Prefeito Municipal, o destinatário da reivindicação, como representante da municipalidade ilheense. Mas, igualmente, estará levando o memorial a outras autoridades e personalidades, convocando-as a serrar fileiras em torno desse objetivo. Assim, os Presidentes da Câmara de Vereadores, da Academia de Letras, da ATIL e da RM serão, da mesma sorte, destinatários da pretensão, aos quais será solicitado apoio e a mobilização do povo ilheense. 
VARIADA PROGRAMAÇÃO -Vasta e variada programação será cumprida nos três dias em que os jornalistas da Confraria estarão em Ilhéus, entre 24 e 28 próximos. No sábado, 25,  ocorrerá reunião dos confrades no Ilhéus Praia Hotel, oportunidade em que será formalizada a homenagem junto à família de Schaeppi. À noite, será a oportunidade da visita aos dois pontos mais carismáticos da cidade: o Vesúvio e o Bataclan. No domingo,  todos visitarão o Resort Canabrava, um ícone da região. Para a segunda-feira estão reservados os encontros com as autoridades e personalidades que constam da pauta.No último dia, novas visitas, dessta vez aos diversos pontos turísticos da cidade. 
Representando a Confraria estarão os seguintes veteranos da imprensa turística brasileira: Carlos Casaes e Edmundo Lemos (Bahia), José Carlos de Araújo (Ceará), Luiz Felipe Moura (Pernambuco),  Flávio Gomes de Barros e Ivaldo Pinto de Barros (Alagoas), Sérgio Moreira (Minas Gerais), Arnaldo Moreira (Rio de Janeiro) e Neneca Campos (Rio Grande do Sul).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário