Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2018

DE 1 A 8 DE SETEMBRO, EM GUARMIRANGA - COMEMORAÇÕES : 25 ANOS DO FESTIVAL NORDESTINO DE TEATR

Uma celebração às artes da cena. Esse é o espírito do Festival Nordestino de Teatro (FNT) em 2018, quando completa 25 anos. Anualmente o evento transforma o município de Guaramiranga, proporcionando a artistas e público oito dias de uma verdadeira imersão nas artes cênicas. Apresentações teatrais de artistas dos nove estados do Nordeste, além de convidados de outras regiões e países, já estiveram nos palcos e participaram deste importante intercâmbio na cidade serrana.
Para comemorar o jubileu de prata do FNT, que acontecerá de 1 a 8 de setembro próximo, a Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) escolheu contemplar os valores presentes em todas as edições do Festival e que estruturam sua via de crescimento, diversidade e diálogo plural: as artes da cena.
Ao longo dos 25 anos, o FNT vem apresentando e refletindo sobre transversalidade entre as diversas linguagens cênicas. E pensar acerca dessas artes significa não somente buscar novos modos de criação e formatos estéticos, mas debater a sustentabilidade das artes, a ideia de cena ampliada e os intercruzamentos com outras linguagens artísticas.
Com esse conceito que o FNT este ano buscou um olhar híbrido sobre o teatro nordestino e compôs uma equipe de curadores de diversas linguagens, a qual trabalhou junta para apresentar uma programação especial na Mostra Nordeste. As bodas de prata serão festejadas com a participação dos nove estados da região, representados por grupos e artistas convidados, revelando a potência e a diversidade das artes cênicas no Nordeste, presentes no teatro, na dança, no circo e na música. 
PARTICIPANTES E APRESENTAÇÕES - Os nove estados da região que estarão presentes na Mostra Nordeste, com suas participações são:
A turma do Biribinha (AL): “APalhassadamuzikada”; Lívia Mattos (BA): “A sanfonástica mulher-lona”; Teatro Máquina (CE): “Nossos Mortos”; No Barraco da Constância tem! (CE): “Marlene – dissecação do corpo do Espetáculo”; Criolina (MA): show “Radiola em Transe”; Grupo Teatro Carmin (RN): “A invenção do Nordeste”; Violetas de Teatro (PB): “Violetas”; Teatro Fronteira (PE): “Luzir é negro”; Grupo Teatral Boca de Cena (SE): “Os cavaleiros da triste figura”; Flávia Pinheiro (PE): “Como manter-se vivo”; e Canteiro (PI): “Menu de heróis” e “Sacolândia”.
CEARA CONVIDA - Além da Mostra Nordeste, a Bahia estará presente na Mostra Ceará Convida, espaço dedicado a companhias do Nordeste ou outras regiões. O espetáculo é “Looping: Bahia Overdub”, apresentado por artistas independentes, cujas trajetórias atravessam a dança, o teatro e a música.  É também na Mostra Ceará Convida que o FNT recebe a paulista Companhia do Latão, que traz o espetáculo “Lugar Nenhum”, de Sérgio de Carvalho.
Outras mostras e ações formativas vão compor a 25ª edição do Festival Nordestino de Teatro. Em breve a programação completa estará disponível da página e redes do FNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário