Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CURITIBA COMEMORA 150 ANOS DA UNIDADE ITALIANA

Dario Paixão, Renata Bueno, Paulino Viapiana, Juçiana Vosnika, Salvatore Di Venezia e Marcos Vinicius Meyer, no lançamento do evento “Mia Cara Curitiba”, no Bourbon
Desde hoje e até 5 de junho, a Capital paranaense vive em clima italiano. A cidade  sedia o evento “Mia Cara Curitiba”, semana em comemoração aos 150 anos da unificação da Itália. Serão dias de intensa movimentação cultural, começando hoje, 27, com a abertura da programação, às 20 horas, na Praça Generoso Marques, quando haverá apresentação de um espetáculo da companhia italiana de entretenimento Studio Festi.
O evento Mia Cara Curitiba é uma manifestação pública para comemorar os 150 anos da Unificação Italiana, ocorrida em 1861. O período escolhido  27 de maio a 5 de junho,  visa também homenagear o Dia da República Italiana, que se comemora em 2 de junho. O evento contará com atividades culturais, esportivas, sociais, religiosas e Notas Diplomáticas gastronômicas, organizadas pelo Consulado Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura de Curitiba/Instituto Municipal de Turismo.
SIGNIFICADO - Para os organizadores, a Semana simboliza o encontro entre as comunidades brasileira e italiana, tendo em vista a forte presença italiana e ítalo-brasileira em Curitiba. Além disso, a manifestação, no ano dedicado à Itália no Brasil (começa em outubro), representa a antecipação do momento “Brasil-Itália”, cujos principais objetivos são promover a relação cultural , social e comercial, entre os dois países, consolidando os sentimentos comuns. Manifestações nesse sentido foram feitas na abertura da Semana, dia 19, quinta-feira, no Bourbon Resort Hotel, pelo cônsul-geral da Itália, Salvatore Di Venezia, pelo secretário estadual de Cultura, Paulino Viapiana, e pela presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, entre outros. Todos ressaltaram o significado do evento, face à forte presença italiana em Curitiba, onde, segundo o cônsul Di Venezia, 40% da população teria raízes italianas. Para ele, “essa é uma oportunidade para as pessoas que não têm a oportunidade de ir à Itália, conhecerem um pouco do País nas exposições de fotografias, na mostra de cinema, nos restaurantes, que oferecerão cardápio temático” Ô Cônsul relatou, ainda, que a festividade foi idealizada durante conversa com Gianlucca Cantoni, presidente do Comitato Degli Italiani All`Estero, em outubro de 2010, e ganhou corpo com o apoio recebido de Paulino Viapiana, então presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Por sua vez, Viapiana, agora Secretário da Cultura, destacou o apoio do Governo do Estado à iniciativa, e Juliana Vosnika ressaltou o empenho do prefeito Luciano Ducci em contribuir para o êxito da iniciativa, que, a seu ver, tem tudo para dar certo. "Uma da metas da Prefeitura é apoiar eventos como esse, que oferecem várias atrações gratuitas para a população, atraem  visitantes e movimentam a economia da cidade", afirmou Ela também falou sobre a participação do Studio Festi como garantia de uma festa para agradar a italianos, descendentes e brasileiros.
O lançamento oficial reuniu no Bourbon autoridades, representantes do trade e da imprensa e foi seguido de coquetel. Da Mesa, além de Venezia, Viapiana e Juliana, participaram ainda Marcos Vinicius Alves Meyer, presidente da Paranaturismo e representante do secretário Faisal Saleh, Dario Paixão, presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, e vereadora Renata Bueno.
Parte das atrações  inclusive a abertura, - acontecerá na Praça Generoso Marques, defronte ao Paço da Liberdade, e parte no Memorial de Curitiba (Exposição Imigração Italiana e Artes Visuais e apresentação de dança folclórica italiana). Haverá ainda a exposição de fotografia “Omagio Alla Sicilia”, no Shopping Paladium, mostra de cinema de filmes italianos, na Cinemateca de Curitiba, Canti D´Italia, no Canal da Música, Missa Solene na Igreja do Rosário (Centro Histórico) e participação na Casa Cor.
ESPETÁCULO - O italiano Valerio Festi comanda o Studio Festi, companhia de entretenimento internacional especializada em criar eventos culturais impactantes. Ele fez um projeto inédito para a abertura do Mia Cara Curitiba, hoje, na praça Generoso Marques. Na ocasião, o Paço da Liberdade se iluminará. As bandeiras da Itália, do Brasil, do Paraná e de Curitiba cobrirão a fachada do prédio. Uma bailarina presa em uma esfera colorida de seis metros de diâmetro voará acima do público ao longo da praça e acenderá, com um toque, a "Arquitetura de Luz". O grupo também projetará um "Concerto de Imagens" nas fachadas do Paço da Liberdade e outros prédios da praça. A expectativa é que dez mil pessoas assistam à abertura da programação.
CORRIDA - A celebração dos 150 Anos da Unificação Italiana terá, domingo, 29,  uma corrida cujo percurso vai cruzar o Bairro Santa Felicidade, o mais tradicional italiano de Curitiba. A largada será às 7h20, defronte o Restaurante Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5.852, em Santa Felicidade) . Será uma corrida com 10 milhas e caminhada de 5 km. Essa atividade esportiva é certificada pelo CONI Brasile-Comite Olímpico Nacional Italiano.
GASTRONOMIA ITALIANA - Dentro da programação, de 28 deste mês a 5 de maio, acontecerá também a Semana de Gastronomia Italiana. Vários restaurantes terão um cardápio comemorativo, que consistirá de prato principal e sobremesa italianos, com preço fixo de R$ 39,00, tanto para almoço como para jantar, com a opção de harmonização com vinho. Os restaurantes participantes, já confirmados, são: Familia Calicetti di Bologna, Scavollo, Trattoria Boulevard, Vin Bistrô, Armazém Italiano, Bistrô do Victor, C la Vie, Cantina do Délio, DUO Cuisine, Famiglia Fadanelli, PaniOlio, Petiscaria do Victor, Restaurante Bar do Victor, Trovatta (Crystal), Villa Marcolini.
Jornalista Claret de Rezende - Abrajet / PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário