Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

LAVAGEM DE DINHEIRO: AUMENTO DE 153%

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda, e que elabora dados que servem de orientação à Polícia Federal para possíveis investigações, identificou 24.168 pessoas suspeitas de lavagem de dinheiro no País em 2010. Os nomes estão em mais de mil relatórios sobre operações suspeitas rastreadas pelo Coaf ao longo do ano.O número de pessoas suspeitas é 153% maior do que o registrado em 2009, quando o Coaf identificou 9.522 pessoas possivelmente ligadas a operações de lavagem de dinheiro no Brasil,
No momento, uma das grandes preocupações da Coaf diz respeito aos eventos que se realizarão em 2013(Copa das Confederações), 2014 (Copa do Mundo de Futebol) e 2016 (Olimpíadas do Rio).
Apreensões do presidente do Coaf, Antonio Gustavo Rodrigues.“Os eventos estão proporcionando grandes obras. E grandes obras oferecem oportunidade para que alguém as faça malfeito. Os órgãos têm se articulado no sentido de evitar superfaturamento de obras, algo mais ligado à corrupção do que propriamente à lavagem de dinheiro. Mas é lógico que, no momento, em que o sujeito pratica o crime, ele vai tentar esconder o dinheiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário