Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

FLORIANÓPOLIS NA II SEMANA DE CULTURA E ARTE TIBETANAS

FLORIANÓPOLIS NA II SEMANA DE CULTURA E ARTE TIBETANAS
Entre os dias 27 de maio e 4 de junho, Florianópolis está transformada na capital brasileira da cultura e arte do Tibete. Durante este período, o Centro de Cultura Tibetana (CCT) realiza, na Universidade Federal de Santa Catarina, a II Semana de Cultura eArte Tibetana, que ofecerá palestra, curso, exibição de filmes e exposições,entre outros eventos que terão a missão de divulgar a cultura deste país paraos brasileiros.
A cerimônia de abertura do evento ocorrerá hoje, às 18h30, marcada pelo início da construção de uma mandala de areia. Monges do Namgyal, monastériodo Dalai Lama nos Estados Unidos, vieram pela primeira vez ao Brasil para a realização desta arte milenar, feita com milhões de grãos de areia coloridos e que representa a impermanência de todas as coisas. Os participantes da Semana poderão acompanhar de perto todo o processo de produção da mandala durante todos os dias de evento, das 9h às 18h. A cerimônia de desmantelamento da mandala será no último dia de programações (4 de junho), às 15h.
A programação da II Semana de Cultura e Arte Tibetanas inclui o curso Tibete: História, Cultura e Sobrevivência no mundo, de hoje a  4 de junho, no auditório do prédio da Reitoria da UFSC. Uma participação importante será a de Lama Padma Santem, reconhecido mundialmente por seu trabalho interreligioso, que falará (28) sobre a Cultura Budista Tibetana..
No dia 30, às 10h, uma mesa redonda sobre o tema “Um olhar para dentro: contribuições da Ásia para o mundo atual” discutirá a expansão e a influência da cultura asiática nos países do Ocidente, abordando temas como ciência, técnicascontemplativas, estudos da mente e filosofias milenares.
As Thangkas pinturas religiosas originárias do Tibete, repletas de simbologiais, quebudistas usam para representar deuses, deusas, mandalas e figuras históricas   serão destaque de uma das exposições que ocorrem durante a II Semana. No dia 30, estas pinturas consideradas das mais tradicionais expressões da cultura tibetana estarão expostas para osparticipantes do evento. Outras duas exposições fotográficas também fazem parte da programação
O cinema tibetano também marcará presença durante oevento; no dia 2 de junho, às 15h, será exibido o filme   Fogo sobrea Neve, do diretor Makoto Sasa.
Na palestra sobre Arte Budista do Tibete: introdução e perspectivas, no dia 28 demaio, às 14h, os artistas, o tibetano Ogyen Shak e a brasileira Tiffany Gyatso,abordarão a relação entre arte, técnica e insight contemplativo.
Na noite do dia 1 de junho,  será a vez dos participantes do evento de conhecerem e saborearem as iguarias típicas da culinária do país. Um jantar preparado pelo chef eartista Ogyen Shak, que terá início às 19h30, oferecerá três tipos de Momos tradicional pastel cozido no vapor e com diferentes opções de recheio eacompanhamentos , molhos, arroz de açafrão e uma deliciosa entrada. Além de liderar a equipe que preparará o banquete, Ogyen Shak fará uma apresentação de canções típicas do Tibete, com demonstrações multi-instrumentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário