Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CEARÁ, RIO E PARANÁ NA ABERTURA DO XVIII FNT

Foto do grupo Artetude (DF), que se apresenta na Mostra Ceará Convida

Focado no tema “O teatro e a poética do espaço” começa amanhã o XVIII Festival Nordestino de Teatro – FNT , com programação até o dia 10. Todas as apresentações são gratuitas, incluindo espetáculos de sete estados do Nordeste, além do RJ, DF, PR, MG, RS e da Argentina. 
Dois espetáculos do Ceará, um do Rio de Janeiro e um do Paraná vão marcar o primeiro dia do evento em Guaramiranga. Com programação inteiramente gratuita, ao longo de oito dias o festival contará com mais de 30 espetáculos de teatro de rua ou voltados para espaços não convencionais, além de esquetes, contação de histórias, apresentações de reisado, dramas e shows.
A programação teatral é dividida em oito mostras: Nordeste, com nove espetáculos concorrendo ao prêmio de melhor espetáculo do júri popular; Ceará Convida, recebendo grupos do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Argentina; Paralela, inteiramente dedicada a grupos cearenses; Palco Giratório, recebendo os espetáculos do projeto de circulação nacional promovido pelo SESC; Guaramiranga Em Cena, com artistas da cidade sede do FNT; Oi Esquetes, reunindo esquetes do grupo 3X4 de Teatro, do Ceará; FNT Para Crianças, com espetáculos infantis e contação de histórias, encenados pelo Grupo Garajal; e Mostra Maciço, levando apresentações também à cidade de Baturité.
A abertura do XVIII FNT tem programação a partir das 17 horas, com apresentação do infantil Uma Linda Donzela, do Grupo Garajal (CE), na praça do Artesanato. Em uma das principais atrações da noite, às 19h30 o grupo Teatro de Anônimo (RJ) apresenta o seu consagrado espetáculo Roda Saia Gira Vida, na Praça da Matriz, como parte da Mostra Ceará Convida.
Às 20 horas é a vez da Orquestra Cidade da Arte (CE), grupo formado por alunos da AGUA que se apresenta na Praça do Teatro, fazendo as honras para a abertura oficial do festival, às 21h. Inaugurando a Mostra Nordeste, composta de nove espetáculos selecionados pela comissão formada por Silvero Pereira, Thiago Arrais e Vanéssia Gomes, às 21h30 o grupo Grupo Ninho de Teatro (CE) apresenta o espetáculo Carivari, também na Praça do Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário