Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MINAS TURISMO GERAIS

Copa 2014 em Belo Horizonte- Os projetos de Belo Horizonte para o Mundial de futebol de 2014 estendem em vários pontos da capital mineira. Por enquanto, vale o que está anunciado, como o BRT (bus rapid transit, na sigla em inglês). Mais um a entrar para o time das expectativas é o Aeroporto da Pampulha, na capital. O secretário de estado Extraordinário da Copa, Sérgio Barroso, informou que o terminal também poderá ser beneficiado, pois a Infraero firmou compromisso de fazer investimentos na melhoria da pista, além de aumentar as vagas de estacionamento para aeronaves executivas.A expectativa é de que mais de 1 mil aviões executivos sejam usados durante o evento no Brasil e, que desse total, grande parte venha para BH. O custo das obras está sendo avaliado, inicialmente, em R$ 20 milhões e seria bancado exclusivamente pelo governo federal. Ainda não há previsão para início dos trabalhos. Outro espaço que poderia ser usado para dar suporte à demanda é o Aeroporto do Carlos Prates, na Região Noroeste da capital, mas essa possibilidade ainda não foi para a mesa de negociações. 
Pampulha- Para o terminal da Pampulha estão definidas obras de revitalização das subestações de energia elétrica principal e do terminal de passageiros. O contrato foi assinado no início de agosto, com valor de R$ 2,6 milhões. O serviço contempla, entre outros, a substituição dos painéis elétricos, transformadores, grupos geradores e rede de dutos. A conclusão está prevista para julho de 2012. A grande preocupação do comitê da Copa é o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de BH. “
Metrô - A Prefeitura de BH (PBH) espera para mês de setembro os anúncios do governo federal para o metrô da capital. A expectativa é de que seja divulgado o apoio à proposta de parceria público-privada (PPP) feita pela administração municipal e prefeituras de Betim e Contagem, além do governo do estado. Apesar disso, o secretário Sérgio Barroso foi categórico: “Não conto com o metrô funcionando para Copa”. 
Prioridades para o Mundial - A infraestrutura de transporte urbano e intermunicipal no Vetor Norte da Grande BH e no acesso aos centros de treinamento de seleções é a maior preocupação. Veja algumas das intervenções previstas Implantação de seis terminais de ônibus metropolitanos do sistema BRT (São Benedito/SantaLuzia, Ressaca/Contagem, Morro Alto/Vespasiano, Ribeirão das Neves, Justinópolis/Ribeirão das Neves e Alvorada/Sabará). Outros quatro devem ser modernizados Melhoraria na LMG-800 para acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e a destinos turísticos da região metropolitana Aumento da capacidade da MG-424, via alternativa à Linha Verde para acesso ao aeroporto Implantação de nova rodovia, com cerca de 15 quilômetros, no contorno norte de Lagoa Santa, ligando a MG-424, nas proximidades do aeroporto, até a MG-010, que dá acesso a destinos turísticos como a Serra do Cipó e o Parque do Sumidouro Elaboração de diagnóstico sobre os principais acessos a destinos turísticos situados num raio de 100 quilômetros da capital para definição de quais trechos devem ser restaurados Em BH, o projeto considerado mais importante é a implantação de três BRTs: Antônio Carlos / Pedro I, Área Central e Cristiano Machado. O projeto BRT Pedro II/Carlos Luz foi abandonado
NOVO ESPAÇO CULTURAL - O Sistema Fecomércio Minas - Sesc, Senac e Sindicatos -  já inaugurou o Sesc Palladium, espaço cultural construído no local do antigo Cine Palladium, no centro de Belo Horizonte, que marcou várias gerações de mineiros. A cerimônia de inauguração, comandada pelo presidente do Sistema Fecomércio, Lázaro Luiz Gonzaga, contou com a presença do governador Antonio Anastasia, do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, deputados federais e estaduais, vereadores e representantes das classes artística e empresarial. Aproximadamente 1.400l pessoas marcaram presença no evento.O show inaugural contou com a presença do músico Marcus Viana e integrantes do Clube da Esquina, como Milton Nascimento, Toninho Horta, Márcio Borges e Tavinho Moura. O centro cultural conta com o Grande Teatro (onde funcionou o Cine Palladium)para 1.600 pessoas, teatro de bolso e sala de cinema (com capacidade, cada um, para 82 pessoas) espaço para artesanato e artes em geral. A proposta é aproximar a cultura da população e, ao mesmo tempo, abrir espaço para novos talentos. (Divulgação/Governo de Minas)
                                                     Sérgio Moreira - sergmoreira@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário