Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

COMPLETOU 188 O MUNICÍPIO DOS TRÊS CLIMAS


PRAIA DA BALEIA

Itapipoca comemorou, anteontem, dia 31,  mais um aniversário de fundação. Um dos municípios de grande desenvolvimento em toda a região, a chamada terra dos “três climas” -possui áreas de sertão, praias e serra - é detentora de ícones históricos, culturais e turísticos, destacando-se principalmente, por suas maravilhosas praias, onde se a “das Baleias”, por figurar como uma das mais visitadas por turistas no litoral oeste cearense.
Possui Itapipoca um comércio diversificado, um parque industrial respeitável mas a agricultura e pecuária são o seu forte. A educação é outro ponto a destacar no município, nos diversos segmentos de ensino, possuindo até instituição de nível superior. A religiosidade de seu povo merece registro, bem como o rico e diferenciado artesanato. Para reforçar a vocação de bem receber o visitante, lá existem bons locais de hospedagem.
O acesso à sede do município pode ser feito através da BR  222 ou pela Rodovia Estruturante, que se inicia em Caucaia, num trajeto que pode ser feito com segurança em torno de duas horas de viagem. Por haver merecido cuidados por parte dos últimos administradores, é uma cidade agradável e de bom aspecto.
PRAÇA DE ITAPIPOCA
TURISMO -É conhecido o município  pela realização de festejos populares e promoções sociais e esportivas. Possui um razoável estádio de futebol e quadras para esportes amadores e um clube que reúne, constantemente, a sociedade local e visitantes. Enfim, Itapipoca é sempre uma festa por suas atrações turísticas. Exemplos são o conjunto de esculturas na praça central; o parque de exposição Hildeberto Barroso; os sítios paleontológicos e arqueológicos, como o monólito da Pedra Ferrada, na localidade Mucambo e o museu da Pré-História. As serras dispõem de trilhas ecológicas, apropriadas para a prática do ecoturismo, com destaque para a Trilha da Bica da Canoa e a Pedra da Itacoatiara. No litoral,  25 Km de praias, destaque para a da Baleia, já citada, do Maceió e das Pedrinhas. Além do mais, o turista poderá usufruir de bons momentos na Barra do Rio Mundaú e nas Lagoas do Humaitá e do Mato.
A FESTA - Para marcar a passagem do aniversário,  houve uma programação diversificada na sede e na zona rural, com a participação maciça das comunidades. Foi cumprida Alvorada, seguida de uma procissão e missa campal, no Horto do Cruzeiro. Manifestações festivas aconteceram durante todo o dia, com inauguração e reformas de obras realizadas pela Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário