Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

NORONHA TEM MAIOR DESSALINIZADOR DO BRASIL

Abastecer com água potável todos os dias o arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a 545 km do Recife, foi um desafio vencido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Turismo de Pernambuco, e a Compesa. Foi inaugurada nessa segunda-feira, 22, a obra de ampliação e reforma do dessalinizador da Ilha, o maior sistema de água do mar para abastecimento humano do Brasil e que acaba com o racionamento de água em um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro.
“A obra é muito importante, pois beneficia não só os moradores como também os turistas”, afirmou o Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, na solenidade de inauguração, que contou ainda com a presença do administrador da Ilha, Romeu Batista, do presidente da Compesa, Roberto Tavares e do presidente do Conselho Distrital de Noronha, Suenildo Martins. O investimento foi de R$ 2,5 milhões com recursos do Prodetur. 
Antes da obra de ampliação, o sistema produzia 5,6 litros de água por segundo. Agora, são 15 l/s graças à instalação de um quarto módulo de tratamento de água. Essa produção garante um abastecimento diário na Ilha, sem a preocupação do nível de armazenamento do Açude Xaréu, única barragem da Ilha e que, durante períodos de seca, ficava vazia. 
A solução para o problema foi implantar o sistema de dessalinização, que transforma a água do mar em água potável para atender a população, hoje estimada em 3.500 pessoas (entre nativos e temporários).  (Setur-PE) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário