Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ATÉ AMANHÃ O FESTIVAL DE TEATRO DE GUARAMIRANGA

Cena do espetáculo, «Quando as Galinhas Gemem» do grupo de Teatro em Película/CE

 Bricoleiros, abriu a Mostra Nordeste, no sábado, às 19h30, logo após a solenidade de abertura no Teatro Municipal Rachel de Queiroz. Desta mostra participam nove companhias teatrais de seis estados da região. 
TROFÉU BEIJA FLOR - Companhias teatrais do Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão na Mostra Nordeste do XIX FNT. Ao todo, são 80 espetáculos inscritos de 71 grupos de 08 estados do Nordeste, após  seleção  realizada pela comissão composta por Dane de Jade, Rejane Reinaldo e Paulo Victor Feitosa. Durante o Festival, o melhor espetáculo na opinião do público será agraciado com o Troféu Beija-Flor.
 A Mostra Nordeste, carro-chefe do Festival, é composta por: Ensaio de Casamento (Grupo Teatro em Boa Companhia / BA); Sebastião (Território Sírius Teatro / BA); Criaturas de Papel (Bricoleiros Teatro de Bonecos / CE); Quando as Galinhas Gemem (Grupo Teatro em Película / CE); Vater (Drão Teatro da (In)constância / MA); O Deus da Fortuna (Coletivo de Teatro Alfenim / PB); Anáguas (Cia Oxente / PB); Cinema (Espaço Muda e Cia Clara de Teatro / PE-MG); e A Lição (Elas & Cia Teatral / RN).
 Além da Mostra Nordeste e do Palco Giratório, o FNT apresenta as mostras: Programa Arte Retirante, com espetáculos cearenses promovidos pelo Banco do Nordeste; FNT para Crianças, mostra de espetáculos infantis; e Música no FNT, apresentação de grupos do Projeto Cidade da Arte, da AGUA, e bandas convidadas.
 Os espetáculos são  encenados no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, no Teatrinho Rachel de Queiroz, Central de Artesanato, Sala e jardins do Mosteiro dos Capuchinhos, Camping Hotel Alto da Serra e nas ruas de Guaramiranga.
 FORMAÇÃO - No Programa de Formação, o XIX FNT promove nas manhãs do Festival, o Ciclo de Debates, reconhecidamente um dos momentos mais ricos do Festival. Nele, o processo de montagem dos espetáculos da Mostra Nordestes é apresentado pelos grupos, um trio de debatedores faz suas considerações e é aberto debate com a participação do público. São os debatedores nesta edição: Eliane Lisboa (PB), Sávio Araújo (RN) e Sônia Rangel (BA). 
 Nesta edição acontece o XI Encontro de Artistas Pesquisadores, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, constituindo-se em um momento de troca de conhecimentos no campo das artes cênicas e um forte trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões. 
O XIX FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Coelce e Fundação Cultural do Estado da Bahia. São parceiros do Festival: SESC/CE, SEBRAE, Quitanda das Artes,Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Universidade Federal da Bahia/PPGAC e Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). 
PROGRAMAÇÃO DE AMANHÃ -  Na última parte do Festival de Guarmiranga a programação a swer desenvolvida é a seguinte: 17h00 – Terreirada - Recital Cidade da Arte (Praça da AGUA). 19h00 - Solenidade de Abertura (Teatro Municipal Rachel de Queiroz). 19h30 - MOSTRA NORDESTE: Criaturas de Papel. Grupo Bricoleiros | CE. (Teatro Municipal Rachel de Queiroz). 21h00 – Música no FNT – Orquestra Cidade da Arte | AGUA (Praça da AGUA). 23h00 - Palco Giratório: Dia Desmanchado. Grupo Teatro Torto | RS. (Teatro Municipal Rachel de Queiroz).  00h - Música no FNT - Tambores de Guaramiranga (Praça da AGUA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário