Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O NOVO ELDORADO BAIANO


A cidade de Ilhéus, no Sul do estado da Bahia, será sem dúvidas, nos próximos três anos, o novo Eldorado baiano, em função dos investimentos que estão projetados  e já iniciados. O Complexo Intermodal Porto Sul, que faz parte do PAC, envolve: 1 -  a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com cerca de 1.500 quilômetros, ligando Ilhéus à cidade de Figueirópolis, no estado de Tocantins; e já iniciada no trecho Ilhéus-Caeteté(BA); 2 - Dois portos off-shore, sendo um para exportação de minério de ferro, e outro, paralelo, o Porto Sul, destinado  à exportação de produtos agro-pecuários, granitos e outros produtos vindos do Oeste baiano, de Goiás e Tocantins. Duas grandes empresas exportadoras de minério de ferro estão interessadas no Porto estando uma já confirmada, a Bahia Mineração (BAMIN), e o Grupo Votorantin, em estudo.
Além dessas obras, fazem parte do Complexo Porto Sul, o Aeroporto Internacional e a ZPE (Zona de Processamento de Exportação). Paralelamente, outras obras estão projetadas para Ilhéus, como a segunda ponte ligando o centro da cidade ao bairro do Pontal e a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna farão. Com certeza, Ilhéus será o eldorado dos próximos anos. 
Somente o anúncio, e início desses projetos,  tem atraído para Ilhéus, grandes empresas nos últimos dois anos, como o Atacadão Carrefour, Makro, G. Barbosa, Lojas Americanas, Casas Bahia, e muitas lojas de grife. O setor imobiliário também tem crescido muito, com a construção de mais de uma dezena de grandes edifícios residenciais e comerciais.(Hans Schaeppi - Abrajet-BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário