Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

COMEMORAÇÕES DO ANO BRASIL-PORTUGAL


       O dia 7 de Setembro  marcou oficialmente o início das comemorações sobre o Ano Brasil-Portugal. O evento tem o propósito de divulgar e festejar diversos aspectos da vida, da cultura e da economia dos países irmãos acontecendo em Lisboa, Porto, Guimarães, Coimbra, Sintra e Faro, em Portugal, e em  diversas cidades brasileiras.
Para atuar como Comissário Geral do Ano Brasil-Portugal, o governo português designou Miguel Horta e Costa, sendo responsável pela programação brasileira  o presidente da FUNARTE, Antônio Grassi. 
EM BRASÍLIA – No dia 7 de setembro ,  coincidindo com o Dia da Independência do Brasil,   começou o Ano de Portugal no Brasil, e vice-versa. A  apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro abriu à noite  com  evento de múltiplas iniciativas culturais e empresariais, mostrando aos brasileiros um Portugal moderno, inovador e aberto. Foram exibidas  peças eruditas de compositores brasileiros e portugueses, além do Hino Nacional de cada país.
Dois selos comemorativos de emissão conjunta pelos Correios dos dois países foram lançados pelos ministros da Cultura, Ana de Hollanda, das Relações Exteriores, Antonio Patriota e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas. O tema das peças é  A Força da Língua Portuguesa, composta por dois selos, que apresentam as imagens em aquarela de Fernando Pessoa e de Cruz e Sousa, acompanhadas por versos dos poemas Mar Português e Ser Pássaro respectivamente.
Em Portugal, Lisboa,  com Ney Matogrosso, Monobloco e Martinho da Vila farão shows entre os dias 21 e 23  próximos,  A programação vai se estender até 10 de junho do ano que vem (Dia de Portugal, comemorado na data da morte do poeta Luís de Camões).
O Brasil levará a Portugal grandes nomes das artes como os músicos Gilberto Gil, Elba Ramalho e Adriana Calcanhoto; Marília Pera e Bibi Ferreira do teatro, Deborah Colker da dança, e Ferreira Gullar, da literatura. Nas artes visuais o destaque será um caminhão itinerante com réplicas de obras de Lígia Clark, que circulará por várias cidades portuguesas.
NO CEARÁ -  Com o apoio da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, Os Correios do Ceará realizam esta manhã, na FIEC,  o lançamento de dois selos alusivos ao Ano Brasil-Portugal, em emissão conjunta dos correios de Portugal e do Brasil.  Os selos apresentam imagens em aquarela de Fernando Pessoa e de Cruz e Sousa, acompanhadas por versos dos poemas Mar Português e Ser Pássaro, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário