Destaque |
Os diversos segmentos mundiais, aí incluído também o turismo, tanto das grandes capitais como das cidades com menos importância demográfica, têm expressado preocupação com a questão da água para o consumo humano e demais atividades da vida da sociedade. Isso está sendo demonstrado na 9ª. Conferência Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas, que começou anteontem em Fortaleza e terminará amanhã, 16, reunindo 80 delegações de 62 países de quatro continentes que debatem e trocam experiências de boas práticas em recursos hídricos desenvolvidas pelos organismos de bacias hidrográficas implantadas em todo planeta.
A solenidade de abertura da RIOB 2013, na noite de terça-feira, no Marina Park Hotel, foi um acontecimento que bem marcou a importância do evento, com o português, o espanhol, o francês e o inglês se entrecuzando. O salão Atlantic Hall ficou repleto de altas personalidades mundiais, destacadas principalmente no setor de águas. O consagrado artista Waldonys, com interpretação primorosa do Hino Nacional do Brasil, além de fazer uma incursão de como a sanfona é internacional, foi o responsável pela primeira parte da programação.
DISCURSOS - Abriu a pauta de discursos o engenheiro Lupércio Ziroldo Antônio, presidente da Rede Brasil e coordenador geral da Conferência. Seguiram-no os seguintes oradores: Atanaska Tuntova, Presidente da Rede de Organismos da Bacia da Europa Central e Oriental e do Mar Egeu; Victor Dukhovny, Secretário Geral da Rede de Bacias da Europa Oriental e Ásia Central; Maria Ángeles Ureña, presidente da Rede Mediterânica de Organismos de Bacia e presidente da Confederação Hidrográfica do Jucar, na Espanha; Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial de Águas; Ney Maranhão, Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano; Tracy Sithabile Molefi, presidente da Rede Africana de Organismos de Bacia, diretora do Ministério de Minerais, Energia e Recursos Hídricos de Botsuana; Gerardo González, presidente da Rede Latino Americana de Organizações de Bacia, autoridade nacional do Meio Ambiente no Panamá; Abel Jimenez Alcazar, representante da presidência da Rede de Organismos de Bacia na América do Norte, gerente de Conselhos de Bacia, Comissão Nacional da Água, México; Kabiné Komara, presidente mundial da RIOB, Alto Comissário da Organização para o Desenvolvimento do Rio Senegal; representando o governador Cid Gomes, o secretário dos Recursos Hidrícos do Governo do Ceará César Augusto Pinheiro; finalmente, encerrando a solenidade, Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, representando a Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabela Teixeira.
HOMENAGENS – O presidente da RIOB, Lupércio Ziroldo, no final da solenidade, entregou placas homenageando os drs. José Machado, defensor de nossas águas e competência técnica na gestão de recursos hídricos; Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água, pela sua história e competência técnica; e Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, pela competência técnica na gestão de recursos no Brasil.
Após a solenidade, nos jardins do Marina, houve um coquetel de confraternização.
Ziroldo com os homenageados: José Machado, Vicente Andreu Guillo e Benedito Braga |
ATIVIDADES - Hoje, 15, a 9ª. Conferência Mundial da Água prosseguirá com os trabalhos, pela manhã e a tarde. A partir das 8h30 haverá depoimentos e debates sobre “A participação do poder público, usuários de água e a sociedade civil no processo de gestão das águas”, seguindo-se “O papel dos organismos de bacia na gestão de lagoas, rios e aqüíferos transfronteriços”, “O financiamento da gestão das águas e dos organismos de bacia” e uma mesa redonda sobre o Fórum de Organismos de Cooperação Internacional. Todos os depoimentos na conferência estão pedindo melhor reforço e atenção na gestão das águas.
Ao final do dia hoje será emitido o documento conclusivo do conclave com as recomendações aprovadas nas diversas etapas da conferência. Amanhã, 16, os participantes visitarão a transposição de água bruta do Jaguaribe para a Região Metropolitana de Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário