Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

FORTALEZA TERÁ O MAIOR GINÁSIO ESPORTIVO DO BRASIL

Ontem, pela manhã, o Governador Cid Gomes assinou, no próprio local, a ordem de serviço para a construção do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO-NE), na Avenida Alberto Craveiro, diante da  Arena Castelão. 
Os dois equipamentos juntos vão fazer parte do mais moderno, tecnológico e inteligente complexo de excelência esportiva do Brasil. O projeto terá área total de 85.922,12m², sendo  45.117,87m² de área construída. Abrigará 26 das 32 modalidades olímpicas e prevê quadras, salas para lutas, piscinas, pistas de atletismo, campo de futebol e ginásio poliesportivo de padrão internacional. Também está previsto hotel, praça de alimentação e alojamento para até 172 atletas.
O novo ginásio terá três eixos desportivos: educacional, que despertará e estimulará os estudantes a prática esportiva; o participativo, para que a comunidade faça do equipamento uma área de lazer de qualidade e saudável e o deporto de alto-rendimento, voltado para os atletas e para a prática de esporte competitivo. 
No CFO será construída uma passarela para pedestre, que o ligará diretamente a Arena Castelão. O empreendimento, que será um dos mais completos do Brasil e receberá recursos dos Governos do Estado e Federal no valor de R$ 226.868.871,15, conforme anunciado pela presidente Dilma Rousseff em visita ao Ceará no último mês de abril.
O novo destino esportivo do Ceará abrigará o maior ginásio esportivo do Brasil – o único retrátil. Ele será multiuso e terá capacidade para 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil pessoas (modo evento), além de camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões. Haverá piscinas (olímpica e de saltos ornamentais), campo e pista de atletismo; ginásio para ginástica olímpica e lutas; pistas de skate e BMX; quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro; alojamentos para até 248 atletas e heliponto. A construção será feita pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria LTDA.
ESTRUTURA – O complexo do CFO será habilitado para as seguintes práticas esportivas: atletismo, natação, badminton, nado sincronizado, basquete, P
pentatlo, boxe, rugbi, ciclismo, tênis, handbol, taekwondo, esgrima, tênis de mesa, futebol, tiro com arco, ginástica, triatlo, halterofilismo, voleibol, hóquei,vôlei de praia, judô, polo aquático, luta e saltos ornamentais
INFORMAÇÕES BÁSICAS - Valor da Obra: R$ 226.868.871,15. Área construída: 45.117,87 m2. Financiamento: Governo do Estado e Governo Federal. Ginásio: 17. 100 pessoas sentadas (modo jogo) 20 mil pessoas (modo evento). Camarotes, bares e salão multiuso. Piscinas: Olímpica e de salto ornamentais. Campo e pista de atletismo. Ginásio para ginástica olímpica e lutas. Pistas de skate e BMX.
Quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro. Alojamentos para até 248 atletas. Heliporto para duas aeronaves. 

3 comentários:

  1. Será muito bacana se construírem da forma como prometeram. Qual o prazo para entrega da obra?

    ResponderExcluir
  2. Se a capacidade do Ginásio for de 17, 1oo, então não será o maior. O Mineirinho tem capacidade para mais de 25 mil pessoas. Claro que se for remodelar as cadeiras, deve cair para umas 21 mil pessoas! Mas é louvável esta obra! Parabéns Ceará!

    ResponderExcluir
  3. O minerinho tem capacidade para 22000 pessoas

    ResponderExcluir