Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

QUIXERAMOBIM FESTEJOU 224 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Marco geográfico do centro do Ceará
Embalado pelo afago dos quixeramobienses, o município festejou mais uma semana de seu aniversário. Foram sete dias de eventos cívicos e culturais por toda a cidade.
Na  programação final, anteontem, 13,  o prefeito Cirilo Pimenta, o professor Marum Simão e o ex-deputado Leorne Belém, além dos demais convidados, estiveram participando do Papo Cultural “Memórias de Quixeramobim”, promovido pelo SESC Ler. Continuando a programação do dia, realizou-se  a solenidade para autorização da construção da Praça de Centros de Artes e Esportes Unificados, no Conjunto Esperança. À noite, na Praça da Prefeitura ocorreu a apresentação d bandas de forró. 
Ontem, 14, data em que  o município festejou sua emancipação política,  o TJ 10.020 iniciou a programação realizando a tradicional "Corrida Rústica".  Em seguida,  foi  rezada missa em ação de graças na Igreja Matriz de Santo Antônio e houve o corte do bolo comemorativo de 10 metros,  partilhado no Paço Municipal para encerrar os festejos. 
A HISTÓRIA - Com 224 anos, Quixeramobim cresceu às margens do rio que se chamava Ibú e que hoje leva o nome do município. Os primeiros quixeramobienses habitaram em torno de uma pequena capela construída na Fazenda Santo Antônio do Boqueirão, no início do século XVII, sob as bênçãos de Santo Antonio. Na sede do município está localizado o centro geográfico do Estado, motivo pelo qual carinhosamente é chamado de coração do Ceará.
Com pouco mais de 72 mil habitantes, o município é conhecido, ainda, pelo perfil hospitaleiro de sua gente que, como diz o hino do município, “Deus quer feliz!”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário