Importante reunião da Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus começou no último sábado, 10 na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tendo seu final marcado para o sábado vindouro,17.
Esta 23ª Conferência (ICOM Rio 2013) está debatendo temas como cooperação entre instituições, difusão de conhecimento, preservação do patrimônio mundial, combate ao tráfico de bens culturais e intercâmbio, formação e ética profissional. Com a mesma, será realizada a Feira de Museus, um espaço para negócios e exposição de produtos e serviços dirigidos ao setor
O evento, que conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, reúne representantes dos 31 comitês internacionais do Conselho, congregando 30 mil profissionais de museus, distribuídos por 137 países, com a presença de cerca de 4 mil participantes de 100 países.
DESTAQUES - Recentemente reinaugurado, o Ateliê de Pintura de Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio, é um dos destaques. Reaberto no sábado, 3 do corrente, em comemoração alusiva aos 104 anos de nascimento do arquiteto, paisagista e artista plástico — completados no domingo, 4 —, o local foi reformado com apoio do edital público do Programa de Preservação de Acervos do BNDES.
Com apoio também do BNDES, o Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, está incluído no roteiro da ICOM Rio 2013. Considerado o maior museu de arte popular do País, a Casa do Pontal reúne o acervo do designer francês Jacques Van de Beuque, composto de quase 8 mil peças, criadas por mais de 200 artistas de 24 estados do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário