Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

TERMINA SÁBADO O ICOM RIO-2013

Importante reunião da Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus começou no último  sábado, 10 na Cidade das Artes, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro,   tendo seu final marcado para o sábado vindouro,17.  
Esta 23ª Conferência (ICOM Rio 2013) está debatendo temas como cooperação entre instituições, difusão de conhecimento, preservação do patrimônio mundial, combate ao tráfico de bens culturais e intercâmbio, formação e ética profissional. Com a mesma, será realizada a Feira de Museus, um espaço para negócios e exposição de produtos e serviços dirigidos ao setor
O evento, que conta com o apoio do  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, reúne  representantes dos 31 comitês internacionais do Conselho, congregando 30 mil profissionais de museus, distribuídos por 137 países, com a  presença de cerca de 4 mil participantes de 100 países. 
DESTAQUES -  Recentemente reinaugurado, o Ateliê de Pintura de Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio, é um dos destaques. Reaberto no sábado, 3 do corrente, em comemoração alusiva aos 104 anos de nascimento do arquiteto, paisagista e artista plástico — completados no domingo, 4 —, o local foi reformado com apoio do edital público do Programa de Preservação de Acervos do BNDES. 
Com apoio também  do BNDES, o Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, está incluído no roteiro da ICOM Rio 2013. Considerado o maior museu de arte popular do País, a Casa do Pontal reúne o acervo do designer francês Jacques Van de Beuque, composto de quase 8 mil peças, criadas por mais de 200 artistas de 24 estados do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário