Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

EM COGITAÇÃO: AEROMOVEL PARA TODO O BRASIL

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, promoveu ontem, (14/08), a primeira reunião para tratar da criação, em Porto Alegre, do Centro de Tecnologia para o Desenvolvimento da Mobilidade Urbana. A reunião foi no seu gabinete, em Brasília, com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o presidente da Trensurb, Humberto Casper e as equipes técnicas dos dois ministérios. “É importante estender os conhecimentos de tecnologias, como a do aeromovel, para todo o Brasil. A Trensurb poderá ser a empresa de referência para aplicação dessas novas tecnologias em mobilidade urbana”, disse o ministro Aguinaldo Ribeiro. 
A ideia surgiu no último sábado (10/08), em Porto Alegre, durante a inauguração, pela presidente da República, Dilma Rousseff, do primeiro aeromovel do país, que liga o aeroporto Salgado Filho à estação de trem com acesso ao centro da cidade.  Na ocasião, Aguinaldo Ribeiro disse que a implantação de um polo de desenvolvimento de tecnologias em mobilidade urbana poderá, nos próximos anos, atender as demandas do país.
O aeromovel é uma tecnologia 100% nacional, desenvolvida pelo engenheiro gaúcho Oscar Coester. É um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves e não motorizados, com baixo impacto ambiental. A sua propulsão é pneumática. O ar é soprado por ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética, através de duto localizado dentro da via elevada.  
O projeto foi executado por 59 empresas envolvendo mais de mil profissionais do setor. “É um diferencial para o Brasil. Um sistema sustentável com baixo custo operacional”, disse o Humberto Casper, presidente da Trensurb. 
A próxima reunião, com data ainda a ser confirmada, discutirá as linhas de financiamento para implantação do Centro de Tecnologia para o Desenvolvimento da Mobilidade Urbana.( Assessoria de Comunicação Social - Ministério das Cidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário